quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

NÃO HÁ LIMITES AO AMOR DE DEUS, REFORÇA O PAPA FRANCISCO

 

Cidade do Vaticano (RV) - Em seu tuíte desta quarta-feira (30/12), o Papa Francisco voltou a mencionar um trecho da Bula de convocação do Ano Santo, Misericordiae Vultus (Rosto da Misericórdia). “Ninguém pode pôr limites ao amor de Deus, que está sempre pronto a perdoar”, escreveu.
A mensagem é praticamente um complemento de seu tuíte anterior, publicado na última segunda-feira (29/12), quando Papa frisou que “a misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado” e, consequentemente, um convite aos fiéis para participar desse amor gratuito.
Deus, humilde e grande, se faz pequeno
No documento do Ano Jubilar, o Papa pontuou que “a missão que Jesus recebeu do Pai foi a de revelar o mistério do amor divino na sua plenitude”. Sobre esse “grande mistério”, na catequese desta quarta-feira, Francisco enfatizou a humildade de Deus, que se faz criança. “Nós que somos orgulhosos, repletos de vaidade e acreditamos ser grandes, e somos nada”, reforçou.
Na Bula, ao citar São Tomás de Aquino, o Pontífice recordou ainda que “é próprio de Deus usar de misericórdia e, nisto, se manifesta de modo especial a sua onipotência”. De acordo com ele, as palavras de São Tomás de Aquino mostram como a misericórdia de Deus é um sinal da qualidade de sua onipotência.
Amor gratuito
Nessa dimensão, o Papa Francisco disse também que é por meio da misericórdia que podemos ter a prova de como Deus ama: “Ele dá tudo de Si mesmo, para sempre, gratuitamente e sem pedir nada em troca. Vem em nosso auxílio, quando O invocamos. É significativo que a oração diária da Igreja comece com estas palavras: 'Deus, vinde em nosso auxílio! Senhor, socorrei-nos e salvai-nos' (Sal 70/69, 2)”, ressaltou no documento.
Por fim, ainda na Bula, Francisco pontuou que Deus “vem para nos salvar da condição de fraqueza em que vivemos. E a ajuda d’Ele consiste em fazer-nos sentir a sua presença e proximidade. Dia após dia, tocados pela sua compaixão, podemos também nós tornar-nos compassivos para com todos”. (PS)(from Vatican Radio)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: