quinta-feira, 30 de julho de 2015

UM DOSSIER A CÁRITAS ITALINA SOBRE O ESTADO DOS CRISTÃOS E DAS OUTRAS MINORIAS NO MUNDO: ERSEGUIDOS


«Perseguidos»: é explícito o título do dossier publicado pela Cáritas italiana, dedicado a mais de cem milhões de cristãos vítimas, juntamente com outras minorias, de discriminações, perseguições e violências perpetradas por regimes totalitários ou adeptos de outras religiões.
Só na Coreia do Norte calcula-se que estão presos nos campos de detenção entre 50 e 70.000 cristãos. Existe também a realidade dos países africanos e do Próximo e Médio Oriente onde os cristãos são perseguidos com uma violência evidente. A Cáritas calcula que de Novembro de 2013 a 31 de Outubro de 2014 os cristãos assassinados por razões estreitamente ligadas à sua fé foram 4.344, ao passo que as igrejas atacadas pela mesma razão foram 1.062.
Uma barbárie que, aliás, atinge muitas outras minorias religiosas e étnicas e que revela um aumento preocupante da intolerância, como já foi mencionado, não só no Médio Oriente, teatro de conflitos e da actividade das milícias do chamado Estado islâmico (Is).
O dossier da Cáritas italiana, que pode ser descarregado do site da internet, descreve portanto um problema dramaticamente actual. Ele, revela o organismo caritativo, tem um dúplice objectivo: esclarecer as causas da perseguição dos cristãos no mundo, tendo em conta as variáveis económicas, culturais e geopolíticas de cada país envolvido e, ao mesmo tempo, dar voz aos numerosos testemunhos silenciosos dos numerosos cristãos que continuam a preservar a fé arriscando a própria vida.
Fonte:  L’Osservatore Romano

Nenhum comentário: