sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/01/15 – 6ª. Feira  III semana comum 

- Hebreus 10, 32-39 – “a fidelidade do justo”

Quando perseguimos a justiça e resolvemos abraçar a vivência dos ensinamentos do Senhor são muitas as dificuldades que temos de enfrentar.  A provação, portanto, é uma característica própria da vida de quem se envolve com as coisas de Deus. Por isso muitas vezes, como nos fala a leitura, nós poderemos ser atribulados, presos em armadilhas, ver confiscados os nossos bens, destruído os nossos sonhos, no entanto, a perseverança na fé será a arma mais eficaz para que alcancemos o livramento.    As palavras que encontramos aqui são destinadas, justamente, a todas as pessoas que já começaram a sua caminhada espiritual e que, às vezes, sentem-se desestimuladas a continuar trilhando o caminho proposto por Deus, em vista das perseguições.    “O meu justo viverá por causa da fé”, diz o Senhor, “mas se esmorecer não encontrarei mais satisfação nele”! A nossa fidelidade e a nossa constância manifestam ao mundo a satisfação de Deus por causa de nós. Se, perdermos o alento e desistirmos de buscar “as coisas do alto”, por causa das dificuldades perderemos também o brilho e a luz. A nossa coragem, deste modo, merece grande recompensa e o Senhor deseja ardentemente fazê-lo. Que possamos também afirmar constantemente e incentivar a todos os que estão conosco nessa caminhada: “Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens, da fé, para a salvação da alma”. – Você é uma pessoa fiel a Deus? – Você tem momentos de desânimo por causa de perseguições? – Como você se mantém firme no caminho? – Você confia no Plano de Deus para a sua vida?

Salmo 36 – “A salvação de quem é justo vem de Deus!”

O Salmo nos ensina a nos mantermos firmes no caminho do Senhor. A confiança que tivermos em Deus e o bem que fazemos sobre a terra são meios eficazes para que conservemos a alegria e recebamos do Senhor tudo o que o nosso coração anseia. O Senhor é o justo juiz que diante dos homens fará brilhar a nossa luz. É ele quem nos sustenta pela mão e nos protege nos momentos de aflição. Justo é, portanto, que esperemos Nele e nos apoiemos nas Suas promessas para nós. Não precisamos desanimar nem perder a coragem porque a nossa salvação vem do Senhor.

Evangelho – Marcos 4, 26-34 -  “a semente vai germinando e crescendo de mansinho”

O reino dos céus é plantado no interior do nosso coração como uma semente que é inserida na terra. Vai crescendo de mansinho sem que nós mesmos (as) percebamos. Assim como a planta em que aparecem, primeiro as folhas, depois, as espigas e por fim, os grãos que enchem as espigas, o reino vai aumentando aos pouco e mudando a nossa mentalidade, os nossos pensamentos, sentimentos e as nossas ações. O reino de Deus é plantado em nós pela Palavra que nós acolhemos e apreendemos de coração.  Quando a terra do nosso coração acolhe a semente da Palavra e do Amor de Deus e nós a deixamos germinar nós temos como consequência, uma vida frutuosa, plena de abundante utilidade. Como decorrência disso a nossa fé vai crescendo, e mesmo que não tenhamos consciência disso, as nossas ações e reações vão testemunhando o nosso itinerário. Mesmo que às vezes nem entendamos muito, Deus vai realizando em nós o grande milagre do amor. E ninguém que haja sido tocado pelo Amor de Deus, poderá ficar estagnado, infeliz e descrente. A Palavra de Deus nos fará ser árvore que dá abrigo a muitas pessoas e a nossa luz brilhará nas trevas do mundo.  Assim haveremos de sair semeando a semente do amor por onde passarmos e exalando o seu perfume onde estivermos. - Você tem notado o crescimento do reino de Deus em você? -  Quais as mudanças que aconteceram em você?  - Você se sente mais feliz, hoje do que antes? - Você já está sendo árvore que dá sombra? – Você exala um perfume de aroma agradável por onde passa?


Helena Seerpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: