segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CONSTRUIR A EUROPA E DAR ESPERANÇA TAMBÉM EM DEUS AOS JOVENS


Teve hoje início e prossegue até ao próximo dia 2 de Janeiro, em Praga, a 37ª edição do encontro de Taizé, etapa do programa geral de “Peregrinação de confiança na Terra” da homónima Comunidade. Cerca de 30 mil jovens da Europa Ocidental e Oriental (católicos, ortodoxos e protestantes)  tomam parte no encontro em cuja organização estão envolvidos uns dois mil voluntários. Os jovens são acolhidos em paróquias e famílias da cidade. Os italianos constituem o grupo mais numeroso depois dos polacos e ucranianos. O fio condutor do encontro são as palavras de Jesus aos seus discípulos: “Vós sois o sal da Terra”.
Esta é a segunda vez que Praga acolhe o encontro. O primeiro tinha sido em 1990 depois da queda do muro de Berlim e da revolução checoslovaca.  
O Prior da Comunidade de Taizé, irmão Alois justifica esta escolha afirmando que hoje a situação é muito diferente de 1990, e que há que procurar razões que dão esperança à Europa e aos jovens, por forma a terem também confiança em Deus e viverem esta esperança. Os cristãos na República Checa são uma minoria e “talvez possamos compreender o que significa viver como uma minoria, mas como sal da terra” – disse o irmão Alois em entrevista à Rádio Vaticano.
Comentando o tema escolhido para este ano “Vós sois o Sal da Terra”, o irmão Alois disse ainda que isto quer dizer que não somos cristãos somente do ponto de vista estatístico, mas que podemos viver a força do Evangelho, empenhando-nos a favor da paz, da justiça, lá onde cada um de nós vive. “Em Taizé – continuou – não queremos criar um movimento organizado, mas sim reforçar esta consciência de estar dispersos pelo mundo, para o qual existe uma força de paz e de justiça”.
O programa do encontro conta com orações, reflexões, momentos de partilha com as paróquias e famílias que hospedam os jovens. Tudo culminando na noite de 31 com a vigília de oração para paz; isto porque todos sofremos com a falta de paz no Medio Oriente e na Ucrânia - frisou ainda o prior da Comunidade de Taizé - recordando que no encontro participa também um grupo de jovens do Líbano, país que acolheu muitos refugiados da Síria e do Iraque.
Recordando ao irmão Alois que durante a sua viagem à Turquia o Papa Francisco referiu-se aos jovens de Taizé, dizendo que os jovens pedem à Igreja para dar passos em frente em direcção à plena comunhão – a colega italiana Adriana Masotti perguntou ao prior de Taizé o que suscitou neles esta referência do Papa.
“Naturalmente que estas palavras do Papa constituíram uma grande alegria para nós, mas também um convite a  avançar realmente com os jovens. Aqui em Praga há católicos, mas também protestantes e ortodoxos, que vêm e vivem juntos a fé do Evangelho. Podemos avançar, podemos pormo-nos debaixo do mesmo “tecto” e antecipar assim a unidade pela qual ansiamos. “
***
Mensagem do Papa Francisco para o encontro ecuménico de Taizé
Por ocasião do 37° Encontro europeu organizado pela Comunidade de Taizé e que iniciou nesta segunda-feira em Praga (República Checa), o Papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens de toda a Europa e outros continentes que participam no encontro, empenhados na busca de como ser sal da terra, através da oração e do diálogo recíproco. O Papa Francisco vos encoraja nesta busca, lê-se na mensagem, na qual descobrireis a surpreendente confiança que Cristo deposita em vós, convidando os jovens a não se deixarem impressionar pelas próprias limitações e pela pobreza pois Cristo lhes dá a força para serem sal da terra através do seu Espírito que neles habita. E o Papa encoraja os jovens a se voltarem  para Cristo para acolher aquilo que Ele pede,  Ele que vem para dar ao mundo o seu verdadeiro sabor através da descoberta da beleza da comunhão com Deus e entre irmãos e irmãs.
Neste momento em que a República Checa celebra o 25º aniversário do seu regresso à democracia, continua a mensagem, o Papa pede aos jovens para não esquecerem  nas suas orações os mártires e aqueles que manifestavam a sua fé, homens e mulheres de boa vontade, que permitiram, através do dom gratuito de si mesmos, por vezes à custa de grandes sofrimentos, que o seu país reencontrasse um caminho de liberdade. Também vós, diz o Papa,  sois convidados a abrir caminhos de liberdade dando-vos com a disponibilidade de Maria de Nazaré, quando acolheu dentro de si a vida do Filho de Deus.  Em seguida o Papa exprime a sua confiança na imaginação e criatividade dos jovens para que a alegria do Evangelho seja anunciada e escutada hoje, nos seus diferentes países e, citando, a Evangelii Gaudium, sublinha: "Como é bom que os jovens sejam ‘caminheiros da fé’, felizes por levar Jesus Cristo a cada esquina, a cada praça, a cada canto da terra.
E o Papa termina a mensagem com uma bênção aos jovens que participam no encontro, aos irmãos de Taizé, bem como aos pastores e a todas as pessoas que os acolhem, em Praga e arredores. O encontro termina na próxima sexta-feira, 2 de janeiro.(from Vatican Radio).
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: