segunda-feira, 29 de setembro de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/09/2014 – 2ª. feira 

- Miguel, Gabriel e Rafael (arcanjos)  

A Igreja celebra, hoje os três gloriosos Arcanjos citados nominalmente nas Sagradas Escrituras: - São Miguel (quem como Deus), o Príncipe da Milícia Celeste, aquele que no grande combate  ocorrido no Céu, derrotou o revoltoso satanás e seus adeptos, precipitando-os no Inferno;  - São Gabriel, (força de Deus) o Embaixador de Deus, que revelou a Daniel os segredos do plano de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e levou à Santíssima Virgem o convite para ser Mãe do Messias; -  e São Rafael, (Deus curou), um dos sete Anjos que assistem ante o trono divino, que curou a vista do velho Tobias e foi guia e protetor do jovem de mesmo nome”.

Reflexão – Daniel 7,9-10-13-14 – “anjos uma realidade que as Escrituras nos garantem”

As visões do profeta  Daniel nos revelam a glória de Deus no céu e a realeza e o poder de Jesus Cristo, o “filho do homem” a quem todos os povos, nações e línguas devem se render. Tronos, ancião de vestes brancas como a neve e cabelos como lã são figuras que nos falam da magnificência de Deus e da realidade espiritual onde habitam os anjos. É um mundo imaterial o qual só podemos atinar com a nossa imaginação, contudo, é uma realidade que as Escrituras nos garantem e que, pela fé, nós temos acesso e, antecipadamente, podemos contemplar. Por isso, nunca poderemos duvidar da existência dos anjos os quais são  mensageiros que Deus colocou para nos defender dos perigos e nos revelar os Seus mistérios de amor.          Contemplar esta mensagem é cultivar em nós a esperança da vida eterna, promissora e repleta de beleza e ter a certeza de que a vitória de Jesus já nos foi garantida.  – Você acredita na existência dos anjos? – Qual é a sua atitude em relação a eles?  -  Você pede a proteção deles? – Você tem Jesus como Senhor da sua vida? 

Salmo 137 – ”Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!”

Esta é sem dúvida uma grande notícia para todos nós: um dia, estaremos juntos com os anjos louvando ao Senhor e contemplando-O face a face. Enquanto lá ainda não estamos, podemos nos nossos momentos de oração pedir a companhia dos anjos e com eles ainda que imperfeitamente, dar graças ao Senhor pelo Seu Amor e por tudo o que realiza na nossa vida..

Evangelho – João 1, 47-51 – “o céu está aberto para nós”

Assim como revelou a Natanael coisas da sua vida, Jesus também o faz conosco, pois conhece tudo a nosso respeito e nada lhe passa despercebido em relação à nossa vida.   Assim como chamou os Seus discípulos, um a um, conforme as circunstâncias em que viviam e no lugar onde eles se encontravam e a cada um deles deu provas do Seu poder e da Sua sabedoria prometendo-lhes coisas maiores do que as que Ele mesmo fazia, Ele nos chama para viver  o reino dos céus, aqui, e nos promete a manifestação da Sua glória a cada momento, de acordo com a Fé que tenhamos na Sua palavra. 
“Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem’!  Jesus também já nos encontrou, já nos chamou e nós já O reconhecemos como o Filho de Deus, por isso as
Suas promessas  são também para nós, hoje. Ele abriu o céu para nós, e hoje, a cada momento em que nos recolhemos em oração também  o céu se abre e os anjos do Senhor nos auxiliam levando as nossas preces, nossos sentimentos e pensamentos que chegam a Deus como uma fragrância agradável. Quando, de coração contrito fazemos esta experiência, também percebemos  que  o céu  do nosso coração se abre e nele se fazem presentes os anjos que nos trazem  a paz de Jesus como sinal de que Ele escuta a nossa oração e atende os nossos pedidos.   - Você já pensou que Jesus, neste momento  o (a) vê e conhece tudo a seu respeito? O que você acha que poderá estar escondendo dele?  – Você imagina a presença dos anjos quando ora? – Faça dos anjos seus intercessores e perceba  como a sua oração terá um sentido mais pleno.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho




Nenhum comentário: