quarta-feira, 30 de julho de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/07/2014 – 4ª. feira – XVII semana do tempo comum

Reflexão pessoal – Jeremias 15, 10.16-21 – “ testemunho de profeta”
 Assim também como o profeta Jeremias, nós nos admiramos quando na nossa vida há controvérsias, discórdias, humilhações e fracasso. Clamamos a Deus e nos defendemos, pois nos consideramos muito bons, no entanto, Deu que conhece o nosso interior sabe das nossas intenções, razões e motivos. Por isso, hoje Ele também diz a cada um de nós: “ Se te converteres, converterei teu coração…..se souberes separar o precioso do vil…” A conversão é a nossa resposta ao dom da fé que Deus nos dá. Muitas vezes, depois de termos tido um encontro pessoal com Deus ficamos tão maravilhados (as) que entendemos já estar prontos (as) e acabados (as). Todavia, devemos perceber que a obra de Deus se realiza dentro de nós paulatinamente e na medida em que caminhamos Ele vai aos poucos instruindo-nos, exortando-nos e admoestando-nos, a fim de que a nossa vida seja uma prova de que realmente o temos como Senhor. Precisamos dar testemunho de mudança, de transformação com atitudes concretas e não só de palavras e perceber a diferença entre o que é bom e o que é mal. Os nossos fracassos na maioria das vezes são uma consequência das nossas ações atropeladas, das nossas escolhas mal feitas. Como profetas nós precisamos entender que as dificuldades são naturais no exercício do nosso ministério. Deus aí está presente em todas as horas da nossa vida: Ele espera a conversão do nosso coração e o nosso desejo de sermos santos (as). Se soubermos “separar o precioso do vil” poderemos falar em nome do Senhor e Ele nos fará ser como uma muralha de bronze fortificada que mesmo no maior combate se mantém de pé.  – Toda ação gera uma reação: você tem sofrido ou alegrado com o resultado das suas ações? – Você já começou o processo de se deixar converter por Deus? – O que você mais tem pedido a Deus nas suas orações? – Você reza pela sua conversão? 
 Salmo 58 – “Sois meu refúgio no dia da aflição.”
 Deus virá com o seu amor ao meu encontro, e hei de ver meus inimigos humilhados”, diz o salmo.  Os inimigos estão dentro de nós. São eles,  rancor, rebeldia, ressentimento, desejos impuros, interesses. Assim, quando estamos sob a pressão dos nossos inimigos nós podemos ou não cair nas armadilhas dependendo da nossa postura diante do convite de Deus.
 Evangelho – Mateus 13, 44-46 – “a alegria do encontro”
 Neste Evangelho Jesus nos apresenta duas situações em que o reino dos céus é algo muito valioso que alguém busca e, encontra.  Nas duas situações, também, o reino desperta em quem o encontrou sentimento de alegria e felicidade assim como a decisão de vender todos os bens que possui para apossar-se daquele tesouro. Assim, portanto, podemos deduzir que o reino dos céus é, para nós, a felicidade que buscamos durante a nossa caminhada neste mundo. Desde a nossa mais tenra idade quando chegamos aqui e ainda nem tínhamos nenhuma noção de nada, nós buscamos “coisas” que possam nos alegrar, dar prazer e agradar a nossa humanidade. Por isso, saímos à procura da felicidade nos mais diversos lugares, nas ocasiões e situações que nos atraem, assim como também no amor das pessoas, na realização profissional, no sucesso nos empreendimentos, etc. Alcançamos muitas metas, galgamos cargos, amealhamos dinheiro, mas nem sempre tudo isso nos alegra ou nos faz ser feliz. Um dia nós percebemos que alcançamos o reino da terra, mas estamos longe do reino do céu. Acontece que o reino dos céus não pode ser achado fora de nós, nas coisas que encontramos no nosso exterior.  Ele é como um tesouro que está escondido dentro do nosso coração no meio do campo da nossa humanidade ou uma pérola preciosa que é buscada por nós, mas que só será encontrada se nos encontrarmos conosco mesmo.    – Você também tem buscado a felicidade?  Você já sente em você as primícias do reino de Deus? – Você já tem vislumbrado a pérola e o tesouro que tem no seu coração? – Onde está o reino dos céus? – Quais são os sentimentos que você guarda no seu coração? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: