sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CEFEP PROMOVE 5ª EDIÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA LEIGOS


Termina amanhã, 1º de fevereiro, a 5º edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos, que tem por objetivo a abordagem do pensamento social à luz da doutrina da Igreja. De acordo com o secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara (Cefep), padre Ernane Pinheiro, após o curso os participantes terão desafio de articular os aprendizados adquiridos em suas dioceses.
“Nós continuamos animando os participantes para que levem esses conhecimentos para suas comunidades, propondo um intercâmbio entre fé e política”, explica padre Enarne. O curso teve início no dia 19 de janeiro.
A formação dos leigos para a missão política é compromisso do Cefep, criado pela CNBB. O organismo promove, há 8 anos, o curso por meio da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.
O bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão para o Laicato, dom Severino Clasen, lembrou que a dimensão social deve ter um sentido autêntico e integral na missão evangelizadora da Igreja. “No cotidiano que o Evangelho se torna novidade, nós nos enchemos de alegria para testemunhar ao mundo que ser cristão é ser feliz”, disse o bispo.
Resultados
O curso é realizado desde 2006, em Brasília. As edições anteriores resultaram na publicação do livro “Os cristãos leigos no mundo da política à luz do Concílio Vaticano II”, que traz depoimentos de ex-alunos que relatam o engajamento na política a partir de uma atuação cristã. Informações sobre as próximas edições do curso pelo e-mail:   cefep@cefep.org.br
Participam desta primeira etapa presencial lideranças das comunidades eclesiais, pastorais sociais, movimentos, conselhos de leigos e organismos, bem como pretendentes a cargos em instâncias políticas. Também integram o grupo militantes em partidos, sindicatos e conselhos municipais. O segunda módulo está marcado para janeiro de 2015.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: