terça-feira, 31 de dezembro de 2013

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

31/12/2013 – 3ª. Feira

 - 1 João 2, 18-21 – “Nem todos são dos nossos!”

A liturgia do último dia do ano nos motiva a refletir sobre a nossa real situação em relação ao seguimento de Jesus.   Precisamos nos conscientizar de que a cada momento somos chamados a dar testemunho de que realmente pertencemos a Cristo, na certeza de que estamos vivendo como se esta, fosse a última hora, isto é, o instante final da nossa vida, na qual iremos nos encontrar face a face com Jesus. Diante do exposto, todos nós estamos sempre vivendo esta última hora. A última hora se nos apresenta, no dia de hoje, no agora da nossa vida, no tempo em que estamos vivendo e no qual precisamos tomar decisões, voltar atrás nas nossas más inclinações e tentar caminhar conforme o desígnio que o Senhor nos reserva.   Que não sejamos nós aquelas pessoas que, segundo as palavras de São João, recebem a mesma mensagem do Evangelho, todavia, porque não alcançaram ainda o entendimento afastam-se da verdade tornando-se, muitas vezes, um contra testemunho para o reino de Deus. Por isso, São João nos adverte sobre o anticristo e nos dá o entendimento de que todos os que fazem oposição ao projeto de amor de Deus são também considerados anticristo. Fazemos oposição ao projeto de amor de Deus quando vivemos desassociados (as) da Sua Palavra e seguimos as sugestões do nosso próprio querer. Temos o nosso “Deus particular” e, com as nossas ações, nos tornamos alguém completamente fora dos padrões de Jesus Cristo. “Nem todos são dos nossos”, afirma São João!  Uns ficam, outros se afastam, mas os que permanecem recebem a unção de Deus e conhecem a Sua verdade.   Muitas vezes nos entristecemos com isto, mas a palavra é clara quando nos afirma que se fossem realmente dos nossos teriam permanecido conosco. Quando temos o entendimento da verdade, quando realmente  experimentamos a unção do Santo, todos nós permanecemos firmes e nada nos afastará do nosso posto de espera. Assim sendo, aproveitemos o momento do agora para nos fortalecer ainda mais na Palavra de Deus que nos garante a felicidade do céu, hoje. Esta é a última hora. Vivemos da esperança, o Senhor virá e não tardará!  - Você tem refletido sobre o seu momento presente? – Você pretende ficar firme no posto em que está hoje? – O que você espera do amanhã? – você é a favor do projeto de amor de Deus ou às vezes lhe faz oposição?


Salmo 95 – “O céu se rejubile e exulte a terra”

Somos filhos de Deus e herdeiros do céu, portanto temos em nós a semente da eternidade. Deus nos criou para que sejamos habitantes do céu e, desde já, Ele nos prepara para que possamos nos aclimatar na nossa futura morada. Cantamos o canto novo do amor que deixa o nosso coração expectante com a chegada do Senhor que vem. Ele sempre está vindo embora que às vezes não O reconheçamos. Mesmo assim, pela Fé, nós podemos anunciar já a salvação que Ele nos trouxe e cantar hinos de louvor.

Evangelho – João 1, 1-18 – “Jesus é a Palavra,  Jesus é a Luz!”

Jesus é o personagem central da Bíblia! Todas as profecias, todas as orações, lamentações e súplicas das Escrituras foram inspiradas pelo Pai no Seu Filho Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. Jesus é a Palavra de Deus, o Verbo que se encarnou no seio de uma virgem para dar vida ao mundo.  Jesus, a Palavra de Deus foi quem criou o céu e a terra.  “Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito”! A mesma Palavra que criou o céu e a terra veio ao mundo e se fez carne para nos trazer a salvação. Foi ele quem nos adotou como filhos e filhas de Deus e nos trouxe a Sua graça. Portanto, a Palavra de Deus já está no meio de nós. A Palavra de Deus é a Luz e Jesus é a Palavra, logo, Jesus é a Luz!      Por isso, neste tempo em que ainda vivenciamos as alegrias do Natal todos nós podemos refletir e meditar se estamos acolhendo esta Palavra no nosso coração e  se, realmente, nós a temos encarnado vivenciando-a na nossa vida, de maneira que Ela dirija as nossas ações. Se o mundo foi criado por causa de Jesus Cristo, se a graça e a verdade nos chegaram através Dele e se Ele é a Palavra de Deus que veio habitar no meio de nós, é imprescindível que tenhamos esta Palavra entranhada em nossas mãos e no nosso coração. Pela Palavra nós tomamos conhecimento do Amor de Deus que é eterno e nos dá a garantia das Suas promessas para nós. Ela é a Luz que nos tira das trevas da ignorância e nos dá o entendimento de nós mesmos (as), de Deus e do nosso próximo. Assim como João Batista veio para dar testemunho desta Luz, nós também podemos  irradiar o fulgor que se expressa por meio de nós quando anunciamos Jesus Cristo, a Palavra de Deus que veio nos transformar em novas criaturas. – Você já acolheu o Verbo de Deus que se fez carne e veio habitar entre nós? – A Palavra de Deus tem influenciado as suas ações? – Você tem sabido ouvi-La e vivê-La? – Você tem dado ao mundo testemunho da Luz de Cristo?  - Qual é o testemunho que você pode dar ao mundo da presença de Cristo na sua vida?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: