sábado, 31 de agosto de 2013

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


31/08/13 – sábado XXI semana comum 

– 1 Tessalonicenses 4, 9-11 – “uma fonte que jorra amor”.

Deus é a fonte do Amor fraterno! Foi Ele quem tomou a iniciativa de nos amar primeiro. Com esse amor nós aprendemos também a amar os nossos irmãos e ter com eles uma convivência fraterna. Aprendemos a amar o nosso próximo com o amor que recebemos do Pai que está à nossa disposição dentro do coração. O amor de Deus em nós é como uma fonte que jorra initerruptamente água e sacia a nossa sede. Assim sendo, temos em nós a capacidade de distribui-lo a quem tem sede de amor e de justiça. O amor fraterno vem desta fonte. Ele é puro e desinteressado. Através dos nossos gestos de amor, das nossas boas ações e do serviço desinteressado nós damos testemunho ao mundo de que o amor do Pai vive em nós e esta é a razão da nossa felicidade. Ninguém pode amar fraternalmente se não se apropriar do amor do próprio Deus. Com o nosso amor humano e interesseiro nós nunca conseguiremos viver fraternalmente. Por isso, São Paulo nos exorta a progredir sempre mais na vivência desse amor divino, pois só  teremos tranquilidade quando cumprirmos a nossa missão, amparados pelo amor do Pai.
Você sente o amor de Deus na sua vida? -  O que você tem feito deste amor? – Com qual amor você tem cultivado as suas amizades: com o amor de Deus ou com o seu amor próprio? – Você tem recorrido à fonte de amor que jorra no seu coração?

Salmo 97 – “O Senhor julgará as nações com justiça”

O canto novo a que o salmista se refere é o som do amor de Deus no nosso coração o qual nos faz aplaudir toda a obra que Ele realiza em nós e por meio de nós aqui na terra. O amor de Deus nos faz louvá-Lo, exaltá-Lo e reconhece-Lo no meio dos homens vivendo uma nova mentalidade e jeito de ser.  A certeza de que no final seremos julgados pelo amor nos motiva a dar passos de santidade.

Evangelho – Mateus 25, 14-30 –  “o talento mais importante é o dom da vida.”

Neste Evangelho Jesus nos conscientiza de que cabe a cada um de nós assumir os talentos que Dele recebemos com humildade e perseverança, cônscios de que seremos cobrados pelo que conseguirmos faze-los render. Justo é que todos nós usemos e usufruamos de tudo quanto Deus providenciou para a nossa felicidade, pois a justiça de Deus consiste em fazer valer o Seu Plano de Amor para a nossa vida. Todos nós sabemos que temos dons, e que Deus nos premiou com talentos e virtudes, porém, muitas vezes desprezamos os carismas que temos e deixamos de lado as aptidões que possuímos, por preguiça, por desleixo, porque não damos muita importância, ou porque não nos valorizamos, desconhecendo o nosso potencial.  No mínimo, todo homem e toda mulher recebe das mãos de Deus o dom da sua vida!  É o talento mais simples e ao mesmo tempo o talento mais importante. Quantas vezes esperamos que aconteçam na nossa vida coisas extraordinárias, quando o Senhor só deseja que possamos viver a nossa vida com alegria e confiança Nele. O medo nos leva a destruir a nossa capacidade de viver feliz. O querer muito, o achar tudo pouco nos leva a perder o tempo precioso da nossa vida e a enterrar as pequenas oportunidades que temos de viver bem.   Tudo o que recebemos de Deus vem na medida certa, de acordo com a nossa capacidade, nem mais nem menos do que poderíamos receber.   Você já parou para pensar na grandeza que é a sua simples vida? - Você aprecia a sua vida ou acha que a vida do outro é melhor que a sua? – O que você tem feito com os seus dons? – Você se acha muito sem expressão, incapaz de realizar alguma coisa? – De que você tem medo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: