terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

COLETA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE


Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a coordenação da Cáritas Brasileira, promove a Coleta Nacional da Solidariedade, que se realiza nas dioceses, igrejas, paróquias e comunidades de todo o país.
A coleta é realizada no Domingo de Ramos, dia em que os fiéis doam recursos financeiros que são destinados aos Fundos Nacional e Diocesanos de Solidariedade. Este ano, a coleta será realizada no dia 24 de março.
Sessenta por cento do total da coleta permanece na diocese de origem e compõe os Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). Os recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que são revertidos para o fortalecimento de projetos sociais em todo o Brasil.
Em 2012, o Fundo Nacional de Solidariedade arrecadou R$ 5.449.723,13 e apoiou 245 projetos em todo o país. Nos últimos cinco anos, 1.142 projetos foram apoiados pelo Fundo Nacional.
Os Fundos de Solidariedade estão ligados à superação de ações assistencialistas junto a comunidades empobrecidas. Trata-se de uma importante ferramenta de emancipação cidadã, já que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento comunitário com base nas necessidades, práticas e culturas locais.

Fonte: Catolicanet

Nenhum comentário: