sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


04/01/13 – 6ª.feira TEMPO DO NATAL

– 1 João 3, 7-10 – ”aquele que comete pecado é do diabo”

As palavras de São João são muito fortes, mas servem de motivação para que percebamos a nossa real situação de cristãos que fomos libertos do pecado pelo sangue de Jesus Cristo. Ora, se dizemos que somos de Cristo, que queremos segui-Lo, lógico que as nossas ações devem ser de justiça, pois Ele é justo. O pecado é a injustiça, a iniquidade, a impiedade e é a matéria prima do diabo, pois como diz a leitura, “porque o diabo é pecador desde o princípio”. O Filho de Deus se manifestou ao mundo para destruir as obras do diabo, portanto, aquele que nasceu de Deus, isto é, que foi justificado pelo Seu Filho Jesus, não comete pecado, apesar de ser pecador. Em nós há o germe do pecado, mas a semente que Deus plantou no nosso coração pelo Batismo em Jesus Cristo, nos faz sermos filhos, portanto, imunes ao pecado. O Espírito Santo é a semente de Deus e é Ele quem nos santifica e nos afasta do pecado. Pecar é uma opção nossa! Portanto, podemos ser tentados, mas necessariamente não precisamos cair na tentação. Precisamos também ter bastante consciência de que o mandamento de Deus é o amor. Deus é justo e poderoso no Amor, portanto, praticar a justiça é praticar o amor. Seremos cobrados pelo amor que devemos aos nossos irmãos e irmãs. – As suas ações revelam que você é do diabo ou de Deus? – Você tem praticado ações de justiça ou de desamor? – Você tem consciência de que a semente de Deus, o Espírito Santo pode ajuda-lo (a) a não pecar?

Salmo 97 – “Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.”

O salmista nos convida a cantar ao Senhor um canto novo, isto é, a louvar o Senhor com novas expressões exaltando os Seus prodígios. Convoca também o mundo inteiro e toda a natureza a aplaudir os grandes feitos do Senhor. A alegria do tempo do Natal deve motivar o nosso louvor e a esperança de que o Senhor virá um dia para julgar a terra, deve ser a expectativa do nosso coração.

Evangelho – João 1, 35-42 – “liberdade interior”

Podemos tirar do relato deste Evangelho muitas mensagens para nossa caminhada espiritual e humana. Diante dos seus discípulos João Batista apontava para Jesus reconhecendo nele o Cordeiro de Deus que viera tirar o pecado da humanidade. Assim, ele cumpria a missão que lhe fora destinada mostrando aos seus próprios discípulos o verdadeiro caminho, a fim de que O ouvissem, acreditassem, buscassem-no e O seguissem. Ele não procurava fazer com que os discípulos se apegassem a ele, mas pelo contrário, mostrava-lhes que Jesus era o único que podia salvá-los. João apontava o Caminho da Verdade para os discípulos, e esses desejavam verdadeiramente ter uma experiência com Jesus, por isso queriam saber onde Ele morava.

Podemos tirar deste relato muitas mensagens para nossa caminhada espiritual e humana.Os discípulos de João Batista não duvidaram, mas escutaram a mensagem e reconheceram a verdade. Saíram em busca de Jesus. Não ficaram presos a João Batista. Jesus os acolheu, porém primeiro perguntou-lhes o que eles procuravam. Não os prendeu, não os forçou apenas fez com que eles tivessem consciência do que desejavam os seus corações. “Que estais procurando? Somente depois foi que Jesus os chamou: “vinde ver.” Eles foram por livre e espontânea vontade. Nós também precisamos aprender a ter consciência do que buscamos, a quem buscamos e do que desejamos. Nós não podemos forçar ninguém a nos seguir e simplesmente fazer o que nós queremos. Assim como Jesus mudou o nome de Pedro para Cefas, Ele também poderá, mudar o nosso nome, nos redimensionar, nos reestruturar, transformar o nosso corpo, a nossa mentalidade e o nosso espírito a fim de que estejamos ajustados (as) ao Plano de Deus na edificação do Reino dos céus. Ele sabe quem nós somos, sabe para o que nós viemos ao mundo e é o Espírito Santo quem nos revela tudo isso. Só Ele conhece qual o propósito do Pai ao nos criar e tem poder para, a qualquer momento da nossa vida fazer as mudanças e transformações de que precisamos. – A quem você busca? – O que mais você deseja nessa vida? – Você tem plena consciência de que busca Jesus, ou se apega às pessoas que lhe falam de Jesus? – Você é livre de si mesmo e das pessoas?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: