terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FRADES MENORES CONVENTUAIS ELEGEM NOVO MINISTRO GERA

 
200º Capítulo Geral dos Frades Menores Conventuais acontece na Itália até 17 de fevereiro
Após dez dias de oração, debates e avaliações, em Assis, na Itália, o Capítulo Geral Frades Menores Conventuais reelegeu frei Marco Tasca, da região de Pádua, como sucessor de São Francisco. O frade, que já ocupava a função de Ministro Geral, assumirá a missão por mais seis anos.

Com a escolha, frei Marco torna-se o sucessor 119 do fundador da ordem franciscana. O novo Ministro Geral jurou fidelidade à regra franciscana na presença de membros do capítulo geral.

Em uma cerimônia simples, os franciscanos pediram que São Francisco ajude seu sucessor. Em um gesto simbólico, pousam-se as relíquias do santo sobre a cabeça do eleito para pedir que o ilumine nas decisões durante seu mandato.

O capítulo geral, que está em sua 200ª edição, iniciou no dia 19 deste mês e prossegue até 17 de fevereiro. Estão reunidos 99 frades menores conventuais, vindos de 45 países diferentes

O encontro é o momento fundamental da família franciscana conventual. Os Frades menores conventuais somam 4.300 religiosos, espalhados por 65 países dos cinco continentes e dedicam seu tempo, suas orações e seu esforço ao lado dos últimos e dos mais necessitados.

A ordem dos Frades Menores Conventuais tem 800 anos de história. A data de sua fundação é de 1209 e corresponde á aprovação oral que o Papa Inocêncio III concedeu a São Francisco quando se apresentou a Roma com os seus 12 companheiros que reuniu na localidade abandonado de Rivotorto de Assis.

Canção Nova Notícis, com Rádio Vaticano

Nenhum comentário: