sexta-feira, 30 de novembro de 2012

UMA EXPERIÊNCIA DE PENTECOSTES


Encerramento do II Encontro preparatório para a JMJ Rio 2013
Rio de Janeiro(ZENIT.org)-Os representantes dos diversos países que participarão da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 foram recebidos com muita animação por jovens da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Solene Adoração Eucarística pela JMJ Rio2013.
A celebração, que marcou o encerramento do II Encontro Preparatório para a Jornada, contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que presidiu a cerimônia e bispos e padres de vários países.
O momento foi composto por cantos litúrgicos e hinos das JMJs anteriores, orações, testemunho e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Na homilia, Dom Orani motivou os delegados a levarem a experiência com Cristo para seus países como discípulos missionários. “Que vocês façam deste momento de peregrinação uma incentivo para divulgar para o mundo que o jovem tem esperança, anuncia o mundo novo e testemunha que Cristo está ressuscitado no meio de nós. E nós nos tornaremos missionários porque depois desta experiência fomos, como os apóstolos, enraizados em Cristo no terceiro milênio quando o mundo tanto necessita viver na paz e na justiça”, frisou.
Para o dirigente espiritual do grupo de jovens da paróquia, padre Jorge Luiz Neves, mais conhecido como padre Jorjão, a celebração foi uma mostra daquilo será visto no ano que vem: uma experiência de Pentecostes. “Foi uma experiência de viver aqui na nossa casa o que já vivi em vários países do mundo com os jovens: experimentar a catolicidade da Igreja, essa presença universal, com todas as línguas, povos e nações numa mesma fé”, afirmou.
O bispo irlandês Donal McKeown, que esteve presente no II Encontro Preparatório, destacou que a cerimônia foi uma “explosão” de alegria. “Tivemos três dias tratando importantes questões, e agora foi um momento de muita energia, de sentir a presença de Deus. Foi uma bênção para todos nós estarmos aqui nesta noite. Isso é só o início! Esperamos ansiosos pela JMJ Rio2013” ressaltou.
Para o jovem Carlos Lins, que participou das Jornadas de Toronto, de Colônia, de Sydney e de Madrid, é emocionante ver que o tempo passa e os jovens continuam com o mesmo entusiasmo. “Eu vi várias gerações se misturando e, principalmente, pessoas que, de repente, não tiveram a experiência que eu tive em outros países, mas dentro deles já começa a brotar o sentimento de Jornada. A gente vai receber aqui peregrinos de outros países e a expectativa deles é que tenham essa acolhida de carinho, tão característica do carioca”, destacou.
A jovem Beatriz Bastos conta que à medida que aproxima mais a JMJ, mais ela fica ansiosa e esperançosa pelos momentos que viverá na Jornada. “Espero que seja pura alegria. Tudo vai dar certo! A gente está aqui recebendo de braços abertos todo o mundo e esperamos cada um de vocês”, afirmou.
(www.rio2013.com)

Nenhum comentário: