terça-feira, 30 de outubro de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE



Reflexão Pessoal – Efésios 5,21-33 – “sob a missão”

Falando aos efésios, São Paulo desvenda para nós o grande mistério do amor entre o homem e a mulher. A solicitude é a via de mão dupla que une todos nós, uns com os outros. Assim sendo ele expõe o quadro do amor solícito entre marido e mulher comparando-o ao amor entre Cristo e a Sua Igreja. Daí, podemos apreender que a solicitude é a base que sustenta os relacionamentos cristãos, a partir da relação entre marido e mulher que formam o alicerce de uma família.  A missão do marido é  amar a sua mulher, do mesmo modo que Cristo amou a Sua Igreja e a missão da mulher é acolher o amor do seu marido assim como a Igreja se submete ao amor de Cristo. Com efeito, o marido zela pela sua mulher da mesma forma que faz com o seu próprio corpo  pois está escrito: “Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne.”  É um grande mistério de amor e se todos alcançassem-no talvez a situação de agonia porque passa o casamento atualmente, não existisse. O amor implica em solicitude, fraternidade, amizade e respeito mútuo. A submissão é uma entrega à missão do outro. A mulher é submissa ao amor do marido como a Igreja é submissa ao Amor de Jesus Cristo que se entregou por ela.  Se o marido ama a sua mulher e ela é submissa a esse amor, com certeza,  os dois viverão na terra o projeto que Deus tem para as famílias da terra. – Você compreende bem a mensagem que São Paulo dá para o homem e a mulher? – O que você acha da mulher ser submissa ao amor do seu marido? – Será que os casais, hoje, estão entendendo bem essa palavra? –Anuncie-a!
Salmo 127 – “ Felizes todos que respeitam o Senhor!”

Este salmo, muito cantado nas celebrações de matrimônio, retrata o desejo de Deus para que o homem e a mulher sejam felizes e tenham uma vida profícua e fecunda. Temer o Senhor significa estar atento a Sua Palavra e aos Seus ensinamentos, estar acessível à Sua vontade no dia a dia da vida e por isso, receber a bênção para o trabalho, para o nosso lar e para nossos filhos.

Evangelho – Lucas 13, 18-21 – “Deus não economiza o Seu amor”

Mais uma vez somos chamados a meditar sobre o reino de Deus que é apresentado como uma semente de mostarda atirada no jardim. A semente  é o amor de Deus que foi semeado no jardim do nosso coração e que,  na medida em que nos damos conta da sua existência se vai tornando grandioso a ponto de extrapolar  e espalhar-se como os galhos de uma árvore  abrigando e alimentando todos os que dele  são carentes. Em todos os momentos da nossa vida há oportunidade de fazermos uma experiência com o amor de Deus, principalmente naquela horas em que somos afligidos pelas provações e tribulações. Nessas horas o terreno do nosso coração parece ser regado pelo amor infinito de Deus que nos cumula de graças. E, aí então, o amor de Deus no nosso coração nos faz amar, perdoar, compreender e acolher a todos os que estão necessitados.  Jesus compara também o seu reino de amor a um fermento que faz aumentar a massa sem que se perceba como isso pôde ser possível acontecer. O coração que está aberto e disponível é terreno fértil para que o reino de Deus possa ocorrer. Para que isso seja possível, a primeira coisa que precisamos fazer é tomar consciência de que esta semente foi plantada no coração de todos e não somente de alguns privilegiados. Deus não economiza o Seu amor! Ele é infinito e abundante, portanto, o amor de Deus quando é amado, gera muito mais amor para se amar. – Você tem consciência de que a semente do amor de Deus foi plantada em você? – Você tem usufruído dessa bênção? – Você tem usado o amor de Deus para também amar as pessoas da sua vida? – Você se sente amado (a) pelas pessoas com o amor que vem de Deus?

Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: