quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PAPA PRESIDE CELEBRAÇÃO DAS VÉSPERAS NA CAPELA SISTINA


500 anos dos afrescos da abóbada da Capela Sistina pintada por Michelangelo

Cidade do Vaticano (ZENIT. Org) - Na manhã de hoje, dia 31 de outubro, o Santo Padre Bento XVI presidiu a celebração das Vésperas na Capela Sistina, por ocasião do quinto centenário dos afrescos da abóbada pintada por Michelangelo entre 1508 e 1512.
O afresco é a técnica de pintura mural mais antiga e resistente. A pintura é feita sobre argamassa de cal queimada e areia úmida – ou fresca, por isso o nome derivado da expressão italiana fresco, de mesmo significado no português - na qual o artista deve aplicar pigmentos puros diluídos somente em água.
O Papa Júlio II que convidou o autor da Pietà para fazer os afrescos da abóbada que mede 1.100 metros quadrados, comemorou o fim desta obra-prima com o rito solene das Vésperas de Todos os Santos, exatamente em 31 de outubro de 1512.
Durante o Sínodo, na presença de Bento XVI, teve lugar a apresentação oficial do documentário “Arte e Fé. Via Pulchritudinis”, lançado num contexto celebrativo rico e diversificado: o Ano da Fé, os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e os 500 anos dos farescos da abóbada da Capela Sistina.
O DVD, que, em 70 minutos, condensa 2000 anos de história da Igreja e da arte, será distribuído, a partir de novembro, em versão multilingue (incluindo o português), e poderá ser adquirido ao preço de 10 euros.
Para mais informações: Telefone +39 3461469293;
eventi.musei@scv.va

(MEM)





Nenhum comentário: