sexta-feira, 31 de agosto de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

31/08/12 – 6ª. Feira – XXI semana do tempo comum

-I Coríntios 1, 17-25 – “a sabedoria da Cruz de Cristo”

Nós nunca conseguiremos entender com a nossa mente e com nosso raciocínio lógico a metodologia que Deus usou para nos salvar. A Cruz, por meio de Jesus Cristo, ao invés de ser um sinal de maldição tornou-se sinal de salvação, em vez de instrumento de desgraça, é um meio de se alcançar a graça. Por isso, São Paulo nos faz entender que “a pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, ela é poder de Deus!” Isso significa que quando não abraçamos a Cruz porque ainda não acolhemos a Salvação de Jesus, nós a rejeitamos pois a consideramos um sinal de loucura. No entanto, a partir do momento em que nos rendemos à pregação da Boa Nova da Salvação e assumimos Jesus Cristo, Crucificado, Morto e Sepultado, Ressuscitado e Glorificado como Senhor da nossa vida, todos os nossos medos e também a nossa sabedoria humana, caem por terra. E assim, passamos a viver sob o poder de Deus e o Senhorio de Jesus. Deus Pai manifestou a Sua sabedoria quando criou o mundo e o homem dando a ele uma Lei para seguir e mandando-lhe profetas para ensiná-lo a vivê-la e o alertar quando se desviasse do caminho. No entanto, o homem pecou e a humanidade fez ouvido de mercador e foi preciso que o Seu próprio Filho, em pessoa, viesse até nós e morresse para nos salvar de uma maneira completamente absurda aos nossos olhos. Jesus veio salvar toda a humanidade, todavia será preciso a anuência de todos para que o seu efeito aconteça. Por isso, hoje, mesmo com toda a sua eficácia, a salvação de Jesus depende da nossa pregação. Todos os que já acolheram a pregação da salvação de Jesus e assumiram a vida nova no Espírito Santo são chamados a anunciar a Cruz de Cristo, loucura para os homens, mas sabedoria de Deus. A Cruz de Jesus é poderosa para quem O segue e a tem como um instrumento de amor, de doação e vida. E quanto mais anunciarmos Jesus Cristo, nascido de Maria, que veio instaurar o reino do céu aqui na terra, que morreu e ressuscitou para nos enviar o Seu Espírito Santo, mais também nós estaremos dando testemunho de que “o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens!” Só conseguiremos entender isso, quando experimentarmos a força e o poder de Jesus ressuscitado. Não podemos perder tempo, pois também, como São Paulo, não viemos para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, não com os recursos da oratória, mas com o poder de Deus manifestado em Jesus Cristo na Cruz e na nossa vida. – Você entende a metodologia de Deus? – Você tem tentado entende-la ou você já se rendeu ao Seu poder sem questioná-Lo? – Você já assumiu Jesus como Senhor e Salvador? – Como você tem anunciado Jesus?

Salmo 32 – “Transborde em toda a terra a bondade do Senhor!

A bondade do Senhor transborda em toda a terra por meio de todos nós que já assumimos a Sua Salvação e Lhe damos graças. A Palavra do Senhor é reta, apesar de que a nossa mente humana não consiga entendê-La, no entanto pela fé nós a acolhemos de coração e assim nos tornamos justos. Do Senhor nós recebemos a graça da santidade para vivermos de acordo com os Seus desígnios eternos e conforme os pensamentos que Ele traz no coração. Assim vivendo, somos felizes e nos alegramos enfrentando a vida com amor no coração.

Evangelho – Mateus 25,1-13 – “O óleo da Fé”

Colocando a mensagem desta passagem do Evangelho bem dentro da nossa realidade, percebemos que a lâmpada é a nossa vida, o óleo é a fé, combustível que abastece o nosso ser e faz produzir em nós a luz que nos leva a viver em harmonia interior com Deus em qualquer situação. “As jovens previdentes levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas; as jovens imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo”. A fé é como o óleo que alimenta a nossa alma e nos prepara para enfrentarmos os momentos de escuridão, de dúvida e de incerteza. A fé é um dom de Deus que, regado pela oração, nos faz sentir o consolo do Espírito Santo, e a alegria de uma vida conformada à vontade de Deus. Por isso, ela precisa ser cultivada. As jovens imprudentes, talvez levassem uma vida despreocupada de Deus vivendo somente em função das coisas do mundo, entendendo que, na hora da necessidade, o óleo para suas lâmpadas seria providenciado ou nem atinando que a sua lâmpada precisasse de combustível. A parábola nos ensina que tem a Luz de Deus aquele (a) que cultiva a fé e vive na intimidade com o noivo, por isso, conhece os Seus passos e percebe quando Ele se aproxima. Desse modo, permanece sempre com sua lâmpada acesa e com o óleo à sua disposição. Não será pego (a) de surpresa, pois está atento (a). Baseados no exemplo das jovens, precisamos estar alerta, pois o noivo está chegando. O noivo é Jesus que vem ao nosso encontro e deseja nos encontrar vigilantes! Ele chega na hora que ninguém espera! Mas poderá ser também uma tribulação, uma doença, ou até, a morte. É sempre algo inesperado, imprevisível e, se não estivermos com as nossas lâmpadas abastecidas, isto é, o nosso coração cheio de fé, confiante e em paz, com certeza, iremos nos desesperar e dar contra testemunho. Quem se ocupa muito com as atividades do mundo se esquece de abastecer a sua lâmpada com o óleo de Deus. Encontrar-se desprevenido (a) é estar por fora da luz de Deus, é gastar o tempo somente com as coisas materiais e esquecer que a vida aqui na terra é breve e que caminhamos para a eternidade onde o noivo nos espera. Qual será o óleo com que você tem abastecido a sua lâmpada? - Você se sente preparado (a) para qualquer coisa na sua vida? Em quem você confia? - Onde você está buscando o óleo para conservar a sua lâmpada acesa? - Em sua opinião qual é o óleo que falta na sua vida?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: