segunda-feira, 30 de julho de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

30/07/12 - 2ª. Feira XVII Semana Comum

– Jeremias 13, 1-11 – “fiéis a Deus e aos seus ensinamentos”

Unidos a Deus teremos sucesso, sozinhos, apodreceremos, é o que nos fala o profeta Jeremias. Quando nos afastamos de Deus, nos enterramos nas nossas próprias convicções, na areia dos nossos conceitos e não acolhemos ao Senhor como o Único que tem poder para realizar em nós a obra de restauração da qual precisamos, somos como um cinto enterrado na areia na beira de um rio: apodrecemos e não temos serventia para nada. “Pois assim como o cinto se une à cintura do homem, assim quis eu que toda a casa de Israel e Judá se unissem a mim, diz o Senhor. O Senhor quer nos ter colados a Ele, da mesma forma que o cinto se cola à nossa cintura. Permanecendo juntos ao Senhor nós receberemos a honra do Seu Nome e participaremos da Sua glória. Porém, a maioria dos homens e mulheres do mundo prefere se afundar na areia do seu próprio pensar e não consegue se safar da sua própria humanidade que tem a soberba da vida e, por isso, quer ela própria, comandar a sua existência. O resultado, se faz notar ao longo do caminho, quando os homens voluntariosos já não têm mais força nem poder para ter o controle de tudo e se submetem à ação do tempo e do mundo vegetando sem terem encontrado a felicidade para a qual foram criados. Somos inteligentes à medida em que conseguimos nos manter fiéis a Deus e aos seus ensinamentos de coração aberto para receber a Sua instrução que nos conduz ao nosso desígnio final: justiça e santidade. – Você entende agora a diferença que existe em estar perto ou longe de Deus? – Você se sente como um cinto apodrecido ou como um cinto colado à cintura de Deus?

Salmo – Deuteronômio 32 – “Esqueceram o Deus que os gerou"

O Salmo é uma constatação de tudo que acontece com aquele que se esquece de Deus: terá a Sua indiferença e é chamado de filho sem fidelidade. Assim sendo, o rosto de Deus se esconde dele, por isso sofrerá a consequência do seu afastamento da fonte do amor.

Evangelho – Mateus 13, 31-35 – “ semente em terreno escondido”

Jesus veio nos contar o segredo do reino dos céus: Ele cresce dentro de nós devagarzinho, de mansinho. O reino é consequência do acolhimento à semente da palavra e dos ensinamentos de Deus, do estar ligado (a) a Deus na oração, na meditação. O Reino dos céus age em nós como uma semente em terreno escondido que aos pouco se revela ao mundo gerando uma árvore que abriga pássaros cansados e famintos. Assim, um dia nós percebemos que estamos acolhendo mais às pessoas, que compreendemos melhor os seus motivos e que já não é tão difícil suportar aquele ou aquele que é tão diferente de nós. Isto é o reino de Deus acontecendo no nosso coração e se manifestando por meio das nossas atitudes coerentes com o amor e a fraternidade que o seguimento de Jesus nos propõe. – Você sente o olhar de Deus em você? – Você já está dando sombra a pássaros que se aproximam de você? Quais as coisas escondidas que Deus revelou hoje a você nesta meditação? – Você conhece alguém que é como árvore que dá sombra? – Você já procurou se aproximar dele (a) para pedir ajuda? – Você se basta a si mesmo (a) ou precisa da ajuda de alguém?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: