sexta-feira, 27 de julho de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

6ª feira – XVI semana do tempo comum

- Jeremias 3, 14-17 – “convertei-vos, diz o Senhor”

Em todos os tempos, Deus tem enviado os Seus profetas a fim de chamar de volta os filhos rebeldes, isto é, todos os que se afastarem da fonte do Seu Amor. A nossa conversão é o objetivo maior da obra que o Senhor quer realizar na vida de todos os que Ele escolheu para Seu povo. No entanto, esta conversão não é algo que acontece fora de nós, mas se realiza dentro do nosso coração, pois é um processo interior. Por meio do profeta Isaías, o Senhor nos fala que Ele mesmo é o construtor dessa obra que se realiza na medida em que nos deixamos conduzir por Ele. Sião é o lugar onde nós O encontramos, seja no momento da oração pessoal, no templo do nosso interior mais profundo ou na oração comunitária, no santuário onde vamos adorá-Lo, na Igreja, na Comunidade, entre irmãos. A Arca da Aliança antigamente era o lugar onde estavam depositadas as taboas da Lei de Deus. A profecia nos fala do dia em que o povo de Deus, não precisaria mais correr em busca da Arca da Aliança. Hoje, nós sabemos que a Lei do Senhor é gravada no nosso coração na medida em que acolhemos a Sua Palavra proclamada pelos pastores que Ele escolhe para cuidar de nós com clarividência e sabedoria. Nenhum de nós pode dizer que é ovelha sem pastor porque podemos olhar o Santo Papa, Bento XVI como um pastor escolhido por Deus para nos guiar e nos direcionar no nosso processo de conversão. Jerusalém é a Igreja que se reúne em torno do Senhor, é a Mãe que nos orienta e não nos deixa à mercê das nossas próprias inclinações. A Igreja é o trono do Senhor entre nós, é onde nos refugiamos e nos fortalecemos para a caminhada em busca da Terra Prometida, o céu, a vida eterna. – Você já entrou nesse processo de conversão? – Você acolhe às orientações da Igreja ou a sua conversão ainda espera por bons pastores para acontecer? – E como está a disposição do seu coração para acolher a Palavra de Deus? – A sua conversão depende mais dos pastores ou de você mesmo (a)?

Salmo -Jeremias 31 – “O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho”

O Senhor já nos libertou e hoje Ele deseja reunir todos os Seus filhos em torno do Seu Trono glorioso e Ele mesmo nos guardará como um pastor guarda o seu rebanho. O que compete então a nós? Abrir o coração, oferecer a nossa vida e a nossa razão à sabedoria do Senhor, aí então o Senhor mudará em alegria o nosso luto e será consolo e conforto para nós no meio da guerra da vida.

Evangelho – Mateus 13, 18-23 – “A semente é a Palavra”

Jesus tomou exemplos da natureza que nós apreciamos e somos testemunhas, para definir a Palavra de Deus e o coração do homem. Quando nos deixamos envolver pela luz do Espírito Santo e nos abrimos às Suas sugestões percebemos que Ele nos fala das coisas simples e corriqueiras que fazem parte do nosso cotidiano. Fala de pássaros, de flores, de frutos, de sementes, de nuvens, de chuva, de sol, de felicidade, de alegria, de paz, etc... Não precisamos nos empenhar muito para assimilar o que a Palavra nos quer transmitir, basta abrir o coração e deixar Deus falar por meio das figuras e das expressões. Semente, terreno pedregoso, beira do caminho, espinhos, boa terra, raiz, fruto. Estas coisas se comparam com o que existe no nosso coração, ou seja, entendimento, alegria, ilusão, riqueza, preocupações, ambição, sofrimento, perseguição, felicidade, etc. Em outras palavras Jesus esclarece que aquele que tem um coração aberto para acolher a Palavra de Deus, como um terreno fértil que recebe a semente das mãos do agricultor, esse é quem dá frutos de conversão. O semeador não escolhe o terreno, mas depende da qualidade do terreno o efeito da semeadura. O conhecimento dos mistérios do reino dos céus só é dado àqueles (as) que têm um coração sensível para acolher a semente da Palavra de Deus. Quem ouve a palavra com má vontade, com pressa e desatenção tem naturalmente o seu entendimento obscurecido e, por isso não poderá dar frutos. - Qual tem sido o efeito da Palavra de Deus como semente jogada no seu coração? – No seu coração tem mais, pedras, espinhos, ou terra frouxa, arada, pronta para o plantio? – Você tem semeado a Palavra de Deus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: