segunda-feira, 28 de maio de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

28/05/12 - 2ª. Feira – VIII SEMANA DA PÁSCOA

– 1 Pedro 1, 3-9 – “no tempo previsto ”

São Pedro nos leva a compreender a grande misericórdia do Pai que ressuscitou Jesus Cristo a fim de nos dar uma vida nova e receber uma herança incorruptível que não se estraga, não mancha nem murcha, mas que nos está reservada nos céus. Por isso, Ele nos recomenda a caminharmos com firmeza mesmo que passemos por lutas e tribulações. Enquanto aqui estamos a fé e a esperança nos dão a certeza de que a nossa salvação deve manifestar-se nos últimos tempos, isto é, no momento em que nos apossaremos da vida eterna. Ele nos alenta dizendo que isso já é motivo de alegria para nós, apesar de termos que passar por provações. Assim como o ouro é provado no fogo, a nossa fé também é provada no ardor das tribulações quando mais estamos sofrendo. No entanto, se continuarmos firmes e confiantes na misericórdia de Deus que nos oferece a salvação em Jesus Cristo, nós também alcançaremos, honra e glória no tempo previsto. Jesus Cristo se manifesta na nossa vida por meio do Espírito Santo e, mesmo que agora ainda não O vejamos, se mantivermos uma fé verdadeira, o nosso coração será fonte perene de alegria à espera da nossa salvação. – Você tem fé em Jesus Cristo? – Você já pensou que o sofrimento que tem passado hoje, se transformará em alegria no futuro? – Você já sente no coração esta alegria cheia de esperança? – Experimente oferecer ao Senhor toda provação que você passar, com fé!

SALMO – 110 – “O Senhor se lembra sempre da aliança!”

As obras do Senhor se manifestam na nossa vida nos momentos em que mais estamos necessitados. É quando nós sentimos na carne a intervenção do Senhor na nossa vida que percebemos que Suas obras merecem todo o nosso amor e admiração. É o Senhor quem nos dá o alimento, é Ele quem nos sustenta com poder. Ele não se esquece da aliança que fez conosco quando nos enviou libertação através do Seu Filho Jesus Cristo. Seu Nome é santo e digno de respeito, por isso, o seu louvor deve permanecer eternamente em nossos lábios.

EVANGELHO – Marcos 10, 17-27 – “para Deus tudo é possível”

Dentro de nós há um anseio de santidade e estamos sempre esperando a “hora da graça”, isto é o momento em que seremos tocados por Deus. Ao aproximar-se de Jesus, aquele jovem sabia que estava vivendo uma vida correta procurando seguir os mandamentos, mas mesmo assim, ele sentia no coração ser isto muito pouco e que algo mais ele precisaria fazer. Por isso, quando Jesus lhe falou sobre seguir os mandamentos ele disse: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude!” E o que mais ele desejava? A inquietação era dele próprio e Jesus sabendo o que se passava no íntimo daquele jovem, foi em cima da sua ferida: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” Para uns é suficiente entrar no céu, para outros o Senhor coloca no coração o desejo de sempre ir adiante e querer fazer sempre o que é melhor. Assim Jesus também fala para cada um de nós que deseja caminhar na santidade: se queres ser livre, despoja-te daquilo que te oprime, que te prende e te impede de seguir-me. É de dentro do nosso coração que brotam as inquietações e o desejo de fazer algo mais. É o desejo de santidade que foi semeado em nós, pois somos imagem e semelhança de Deus que é Santo. Aquele jovem foi embora cheio de tristeza porque era muito rico e Jesus sabia quão difícil seria para ele, tão correto, mas tão apegado, seguir o Seu conselho. Jesus sabia também que ele nunca seria completamente livre e feliz se não o fizesse, por isso, comentou com os discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!" É difícil um rico entrar no reino dos céus, não porque isto seja proibido para os ricos, mas porque as pessoas que têm muitos bens têm muito com que preocupar-se e não percebem que a vida passa e que o reino dos céus começa aqui e já está acontecendo. Porém Jesus acrescentou: “Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível”. Mesmo que tenhamos muito dinheiro o que importa realmente é que nada atrapalhe o nosso relacionamento com Deus, que nada nos tire do objetivo para o qual nós fomos criados. Viemos de Deus e para lá havemos de retornar. – O pouco ou muito que você tem atrapalha o seu relacionamento com Deus e consequentemente com o próximo? – Existe alguma coisa que o seu coração pede para fazer? O que? – Você tem coragem de se despojar da sua vontade própria para seguir os passos de Jesus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: