quarta-feira, 30 de maio de 2012

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA PROMOVE A XII SEMANA TEOLÓGICA

No ano em que a Igreja celebra os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962), e atendendo ao pedido do Santo Padre, Bento XVI, “para que possamos retornar aos seus escritos na esperança de responder aos desafios de hoje com um renovado compromisso com a evangelização”, a Faculdade Católica de Fortaleza realiza a XII Semana Teológica com a temática “Concílio Vaticano II, 50 anos depois: retrospectivas e perspectivas”, hoje e amanhã e 1 de junho, no Auditório Central Aloísio Cardeal Lorscheider, na Faculdade Católica de Fortaleza - FCF.

A presença do teólogo Dr. Pe. Mário de França Miranda, SJ., Professor da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC RIO), será o Conferencista principal e enriquecerá o evento que contará ainda com todo o corpo de professores da FCF, possibilitando assim a reflexão da temática em diversos aspectos da vida eclesial. O Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, presidiu a solenidade de abertura do evento.

A Programação

Hoje, às 7h30, houve a abertura da semana presidida por dom José Antonio Tosi Marques. 1ª Conferência com o tema: “O homem e a sociedade 50 anos depois” tendo como assessor Prof. Dr. Pe. Manfredo Araújo de Oliveira; 2ª Conferência com o tema: “O contexto histórico da convocação do Concílio Vaticano II” tendo como assessor Prof. Dr. Pe. Edilberto Cavalcante Reis; na parte da tarde das 14h30 às 17 horas, minicursos; a noite às 18h30, Conferência com o tema: “A dinâmica da Revelação: da Dei Verbum à Verbum Domini” tendo como assessora Profª. Dra. Ir. Aila Luzia Pinheiro de Andrade.

Amanhã, dia 31, às 7h30, Conferência com o tema: “Concílio Vaticano II: O conflito das interpretações e a Igreja Local” tendo como assessor Prof. Dr. Pe. Mário de França Miranda, SJ. Os Interlocutores deste dia serão: Prof. Ms. Pe. Almir Magalhães e Prof. Dr. Pe. Francisco Aquino Júnior; na parte da tarde das 14h30 às 17 horas, minicursos; à noite às 18h30, Conferência: “A teologia do laicato segundo a Lumen Gentium” tendo como assessora Profª. Ms. Tânia Maria Couto Maia.

Dia 1 de junho, às 7h30, Conferência com o tema: “Concílio Vaticano II: Espírito Santo, Igreja e experiência cristã”, tendo como assessor o Prof. Dr. Pe. Mário de França Miranda, SJ. terminando com debate e considerações finais.
h
Os minicrusos que acontecem hoje, dia 30 e amanhã, 31, quinta-feira, das 14h30 às 17 horas têm os seguinte temas:

1 - “A Igreja e a questão social e política” com a Profª. Dra. Ir. Marly Carvalho Soares.

2 - “Reflexões atuais da teologia moral acerca da “dignidade do matrimônio e da família” (GS 47-52)” com Prof. Dr. Mons. Francisco Manfredo Thomaz Ramos.

3 - “A dignidade do matrimônio e da família na Gaudim et Spes” com Prof. Dr. Pe. Marcos Mendes de Oliveira.

4 - “O Espírito Santo e o Vaticano II” com Prof. Ms. Pe. Marcus Aurélio Alves Mareano.

5 - “O Decreto Perfectae Charitatae e a vida religiosa: perspectivas e desafios” com Profª. Ms. Ir. Maria Bernadete Gonçalves de Paula.

Informações e inscrição pelo telefone (85) 3453 2150.

Nenhum comentário: