sexta-feira, 30 de março de 2012

COMISSÃO ORGANIZADORA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013 E PONTIFÍCIO CONSELHO DEBATEM ANDAMENTO DE PROJETOS

colpclTeve início na manhã de ontem, 29, em Rocca di Papa, nas proximidades de Roma, um encontro promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos com os agentes da Pastoral da Juventude de todo o mundo. Um encontro de reflexão sobre as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em preparação para o evento no Rio de Janeiro, em 2013. O encontro, que se encerra no dia 1º de abril, reúne delegados de 98 países, e os comitês organizadores da JMJ Madri 2011 e Rio 2013. Os trabalhos iniciaram com a saudação do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko.

Nas suas palavras, o cardeal Rylko falou sobre o programa de trabalhos do encontro durante o qual serão recordados “os inesquecíveis momentos da JMJ de Madri 2011”. Na capital espanhola, mais de um milhão de jovens, provenientes de várias partes do globo, deu um testemunho de fé que impressionou o mundo. “Os jovens reunidos na Praça de Cibeles e em Quatro Vientos gritaram um decidido ‘sim’. A fé é possível também hoje, ou melhor, é a aventura mais bonita que possa ocorrer na vida. Foi uma verdadeira epifania de uma Igreja jovem, cheia de alegria e impulso missionário”, disse o cardeal Rylko.

Mas a grande peregrinação dos jovens nas pegadas do Sucessor de Pedro continua. Por isso hoje será a vez do JMJ Rio 2013. Após 25 anos, isto é, depois de Buenos Aires, na Argentina, em 1987, a JMJ retorna à América Latina. O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, juntamente com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro da Silva e o assessor da mesma Comissão, padre Carlos Sávio, apresentarão os trabalhos até agora realizados para a JMJ do próximo ano.

“Há uma colaboração exemplar entre a arquidiocese do Rio e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fator esse muito importante, porque não podemos esquecer de que o Brasil é um país gigante, um continente. E coordenar a pastoral em todo o país não é fácil”, destacou o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko.

O cardeal citou ainda as autoridades civis brasileiras, recordando a colaboração das mesmas de modo eficaz neste caminho de preparação.

Dom Stanislaw Rylko destacou a peregrinação dos Símbolos da JMJ que peregrinam pelo Brasil.

Amanhã, dia 31, será dedicado à reflexão sobre o tema “Formar os jovens: uma missão prioritária da Igreja”.

CNBB

Nenhum comentário: