sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/12/11 – 6ª. Feira - SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

–1ª.Leitura – Eclesiástico 3, 3-7.14-17 - “Honrar pai e mãe”

O autor sagrado nos ensina a cultivar sentimentos de carinho e proteção para com as pessoas mais idosas e nos revela que todo o bem que lhes façamos nunca será esquecido por Deus. A honra e o respeito ao pai e à mãe são os atributos que ele exalta como sendo agradáveis a Deus. A leitura ressalta ainda a recompensa que o Senhor dá a todos os que têm respeito e honram o seu pai e a sua mãe, amparando-os na velhice. Na realidade nós podemos comprovar isto no nosso dia a dia. Os filhos e as filhas que têm zelo e amor pelos seus genitores e os amparam nas suas necessidades têm uma vida repleta de graças e conseguem também manter uma família feliz e equilibrada. O aconchego de uma família unida e feliz vale muito mais do que muitos bens materiais acumulados. Honrar pai e mãe é o quarto mandamento da lei de Deus e pais e filhos constituem assim a primeira preocupação de Deus para salvar a terra, e nós somos estes mensageiros da reconciliação. A família é o berço, é no berço que a criança é alimentada, cuidada e fortalecida. É a partir de cada família da Terra que o projeto de Deus para o futuro da humanidade se realiza. Por isso é que “A família é a esperança da humanidade”(João Paulo II). Porque é uma Escola onde a humanidade é forjada para enfrentar os desafios da vida e do mundo. Através da Família toda existência humana é orientada para o futuro. E se a família for um lugar seguro onde Deus habita aí então ela terá, com certeza, um futuro abençoado. – Você tem honrado pai e mãe? – Como é o seu relacionamento com os seus pais? – Você, como pai ou mãe, tem sabido manter a sua família feliz e equilibrada? – Quais os valores que você preserva na sua família?

Salmo 127 – “Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!”

O salmista elogia os que têm amor pelo Senhor e seguem os caminhos por Ele traçados. Serão felizes, viverão do trabalho honesto, formarão uma família fecunda e serão abençoados. Todas estas coisas são necessidades básicas do nosso ser humano e se constituem no alicerce para que tenhamos uma vida cheia de paz. Portanto, se refletirmos bem, nós não precisaríamos lutar tanto por tantas conquistas que nunca obteremos, mas tão somente, “temer o Senhor e seguir os seus caminhos!”

Evangelho Lucas 2, 22-40 – ““obediência e aceitação” –

Jesus foi levado pelos seus pais, José e Maria, ao templo de Jerusalém a fim de ser apresentado a Deus. Conscientes da sua missão de pais e mesmo tendo sabendo que Jesus era o Messias prometido, pois o próprio anjo já havia revelado a Maria, eles cumpriram com o dever prescrito pela Lei de Moisés. Eles poderiam achar-se isentos de tal encargo, porém, mostraram coerência e cumpriram com a sua obrigação de judeus.
Assim foi que eles apresentaram o Filho ao Pai colocando diante do altar a vida e a missão de Jesus. Jesus já se apresentou ao Pai, Jesus já se ofereceu ao Pai, Jesus já se entregou ao Pai para nos salvar. Hoje Jesus está com o Pai e recebe o que nós entregamos em Suas mãos como dom para ser abençoado e frutificado. Todos nós somos chamados (as) a apresentar a Deus os nossos filhos, que podem ser também nossos projetos, sonhos, anseios. Jesus era esperado! O MESSIAS era alguém a quem todo o povo ansiava encontrar. Simeão, homem justo e piedoso esperava o dia em que iria ter um encontro com Jesus. Movido pelo Espírito Santo, ele foi ao templo, tomou Jesus nos braços e bendisse a Deus porque os seus olhos viam a salvação que Ele havia preparado para todos os povos. A profetisa Ana, que servia a Deus no templo, dia e noite, também louvou a Deus por ter visto O libertador de Israel e pôs-se a anunciá-lo a toda a gente. Simeão e Ana estavam no templo onde Deus lhe havia preparado um cenário especial para aquele encontro. Estar no templo é estar disponível e sintonizado atento à chegada de Jesus que vem ao nosso encontro pelas mãos de Maria e José. Por isso, nós também precisamos estar no templo e como Simeão e Ana darmos testemunho a todos do grande mistério da encarnação de Deus Salvador. Diante da manifestação dos dois, Maria soube silenciar e acolher a profecia de Simeão quando prognosticou o que iria acontecer com ela por causa de Jesus: “quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. Assim como Maria acolheu as palavras de Simeão como verdadeiras nós também podemos apreender os ensinamentos que Deus nos dá por meio de alguém, para a nossa segurança. E, como Ana, que acreditou e, por isso, não se calou, nós podemos sair propagando a salvação que os nossos olhos veem quando nós obedecemos a Deus. - Você tem dificuldade em cumprir com as regras da Igreja? – Você acha que o homem pode caminhar sozinho, por conta própria? – Você é daquelas pessoas que não gosta que ninguém lhe diga o que tem que fazer? – Você se acha uma pessoa humilde? – Você tem medo de ouvir a verdade?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: