quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

JORNAL VATICANO ANALISA ECONOMIA BRASILEIRA DEPOIS DE SUPERAR REINO UNIDO

O jornal da Santa Sé, L'Osservatores Romano, dedicou uma reportagem sobre a notícia veiculada nesta semana, de que o Brasil superou o Reino Unido e se tornou a sexta economia do mundo.

O jornal vaticano publicou algumas declarações do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, que adverte, porém, que serão necessários "mais dez ou vinte anos" para que os brasileiros tenham o mesmo padrão de vida dos europeus.

Para L'Osservatore Romano, a economia brasileira, além do grande crescimento, representa uma novidade, por estar adquirindo sempre mais empresas estrangeiras presentes no nosso país.

Segundo um relatório da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet), o total das operações de compra de empresas norte americanas e europeias (principalmente de Portugal e Espanha) contabilizou mais de 27 bilhões de dólares, resultado principalmente da crise econômica internacional.

A ofensiva da economia brasileira é evidente também na América Latina, em setores como alimentos, calçados, bancos e produtos têxteis."Temos diante de nós um grande desafio. A boa notícia é que estamos no caminho certo e caminhamos a passos largos para que o Brasil, num futuro próximo, seja um país melhor", acrescentou Mantega, citado pelo jornal vaticano.

O ministro da Fazenda disse que o Brasil deve ultrapassar a França e se tornar a quinta maior economia do mundo antes de 2015. (BF)

Nenhum comentário: