terça-feira, 29 de novembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/11/11 – 3ª. Feira I semana do Advento


Reflexão pessoal – Isaías 11, 1-10 – “os dons infusos”

Isaías profetiza o nascimento do rebento de uma flor sobre quem repousará o Espírito de Deus. A flor é Maria, o rebento é Jesus que vem cheio do poder Espírito Santo. É o reino de Deus que acontece sob as bênçãos do Espírito Santo que Jesus derrama sobre a humanidade. Sob a ação do Espírito Santo os homens podem viver o reino dos céus, onde “o lobo e o cordeiro vivem juntos”; “o leopardo deita-se ao lado do cabrito”; “a criança brinca com a cobra”. Isto significa que todos os homens podem conviver em paz uns com os outros pela ação poderosa do Espírito de Deus que distribui a todos, os dons de santificação ou dons infusos, para o nosso aperfeiçoamento. Os dons infusos do Espírito Santo são presentes de Deus para nós, que nos levam a ter parte com a essência de Jesus Cristo: sabedoria, discernimento, conselho, fortaleza, ciência, temor de Deus e piedade que é a justiça. A ação do Espírito Santo resulta em concórdia e entendimento, por isso, o profeta destaca o bom relacionamento entre lobo e cordeiro, bezerro e o leão, a cobra e o menino desmamado. Isto significa que nós homens e mulheres cheios do Espírito Santo e dos seus dons podemos nos relacionar, apesar das nossas diferenças. Jesus é o sinal que se ergueu na Cruz para gerar entendimento entre os povos e as nações e trazer a salvação para todos. – Você tem bem usado os dons com que o Espírito Santo lhe presenteou? – Você tem consciência de que esses dons são para a sua santificação? – Você sabia que eles far-lhe-ão viver melhor os seus relacionamentos com as outras pessoas?

Salmo 71 – “Nos seus dias, a justiça florirá, e paz em abundância para sempre.”

A justiça de Deus é o amor e o fruto da justiça é a paz. O salmista canta os poderes do Rei que vem para governar a terra com justiça e equidade. Jesus já veio inserir na terra o Seu reino de amor e revelar ao homem a misericórdia de Deus e um dia retornará para julgar as nações e definitivamente aqui instalar-se para cumprir a promessa de novo céu e de uma nova terra.

Evangelho – Lucas 10, 21-24 – “os pequeninos!”

Jesus louvou o Pai e exultou no Espírito quando os Seus discípulos “enxergaram” as maravilhas que sucediam quando eles saíam anunciando o reino. A ação do Espírito Santo em nós faz com que tenhamos uma compreensão das coisas do alto numa perspectiva espiritual que é completamente diversa daquela que entendemos com a nossa humanidade. Por isso, só os pequeninos, isto é, os que abrem o coração e não colocam a razão em primeiro lugar, poderão distinguir os prodígios e milagres que acontecem quando o reino de Deus se lhes manifesta pela ação do Espírito Santo. Quando nos dispomos a propalar o reino dos céus aqui na terra, é porque ele já está acontecendo na nossa vida e, na medida em que nos abrimos, mais e mais vamos experimentando a alegria e a felicidade interior. Assim como exultou no Espírito Santo diante dos Seus discípulos, Jesus também o faz hoje, porque o Pai nos revela as coisas do Seu coração. Só os humildes e pequeninos podem “entender” os mistérios do céu. Jesus é a própria revelação de Deus e todos os que aceitam Jesus e nele creem, são os pequeninos que veem, ouvem e sentem a felicidade e a paz do Senhor. Por essa razão, Jesus nos alerta: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes!” O Pai se dá a conhecer por meio da revelação do Filho e quanto mais conhecermos a Jesus, mais teremos comunhão com Deus Pai e poderemos viver a felicidade tão almejada. Somos felizes porque os nossos olhos veem mais além das aparências e podemos, na reflexão da Palavra de Deus, descobrir os Seus segredos, os Seus planos para nós e para a humanidade, por nosso intermédio. Somos chamados (as) no tempo atual da nossa vida a ver e ouvir o que o Senhor tem para nos revelar. Não percamos tempo: o Senhor tem muito a nos mostrar e também, a nos falar. - Você é pequenino (a) ou sábio (a) e inteligente? Você é uma pessoa atenta aos mistérios de Deus?- Você enxerga as maravilhas de Deus na sua vida?– Quando você medita sobre a Palavra de Deus você se limita ao que está escrito, ou você percebe nas entrelinhas uma mensagem para a sua vida?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: