segunda-feira, 28 de novembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

28/11/11 – 2ª. Feira I semana do Advento

– Isaías 2, 1-5 – “o monte da casa do Senhor”

Como fala a profecia de Isaías, todos nós caminhamos em busca do “monte da casa do Senhor” onde sabemos que o Seu Reino está edificado. Todos nós almejamos encontrar Aquele que nos criou e nos designou para sermos Sua propriedade. O homem tem sede de Deus e desejo interior de cumprir os Seus preceitos. Seria muito bom se todos nós tivéssemos consciência dessa verdade, assim, saberíamos compreender melhor os anseios da nossa alma que muitas vezes são desvirtuados. Sabemos que um dia Jesus irá voltar e transformar a nossas espadas em arados e nossas lanças em foices como instrumentos de trabalho e não de guerra. O monte do Senhor, por enquanto é o nosso coração onde mantemos intimidade e diálogo com Ele por meio da oração. Subamos ao monte do Senhor, em oração e deixemo-nos guiar por Sua Luz, assim poderemos encontrar o caminho certo para a felicidade e brilhar no mundo atraindo todos aqueles que ainda são confundidos pelos falsos profetas. – Você já compreendeu o que a sua alma busca? – Você tem fome de felicidade? – Onde você acha que irá encontra-la? – Seu coração está firme e convencido (a) de que só há um Caminho para a vida eterna? – Quem é esse Caminho?

Salmo 121 – Que alegria quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

A Jerusalém celeste é a pátria que nós esperamos e para lá caminhamos. Jerusalém é a morada de Deus com os homens e enquanto aqui estamos ela está edificada dentro do nosso coração. Portanto, ir à casa do Senhor, significa, hoje, o ato de nos interiorizarmos para encontrar com Deus. Isto nos faz alegres e esperançosos.

Evangelho – Mateus 8, 5-11 – “A Palavra de Deus nos promete perdão, vida e libertação”

A fé do oficial romano e a sua consciência de ser indigno e pecador chamaram a atenção de Jesus. Mesmo não sendo judeu e não sendo reconhecido àquela época como parte do povo de Deus, o oficial humilhou-se diante de Jesus e expôs, em presença de todos a sua confiança na Sua autoridade de Filho de Deus. “Senhor eu não sou digno (a), mas dize uma palavra...e tudo acontecerá conforme a Tua vontade!” Isto também, é o que nós, todos os dias da nossa vida, deveríamos fazer diante do Senhor. Reconhecer a nossa indignidade como também a autoridade da Sua Palavra que nos promete perdão, vida e libertação. A fé em Jesus Cristo e a certeza de que Ele nos salva é quem nos garante a vida eterna. Independentemente de quem somos, do que fazemos ou de onde viemos Jesus nos acolhe e nos salva. O reconhecimento da nossa incapacidade, da nossa limitação e a confiança no poder de Jesus nos tira da paralisia que o sofrimento nos impõe, pela doença, pela morte, ou por qualquer outro motivo Vindos do oriente ou do ocidente, nós seremos perdoados (as) e acolhidos (as) por Aquele que veio com a missão de Redentor da humanidade. Jesus quer nos salvar, libertar e curar as nossas paralisias, vamos a Ele com o coração humilde e seremos curados. – Você se acha digno (a) de receber o perdão e a salvação de Jesus? – Você confia que mesmo sendo indigno (a) Ele está esperando que suplique a sua cura e libertação? – De qual paralisia você precisa se libertar, hoje? – Peça a Jesus, pois Ele quer curá-lo (a)!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: