quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SENADO FEDERAL PRESTA HOMENAGEM AO CÍRIO DE NAZARÉ DE BELÉM



A 218ª edição do Círio de Nossa de Nazaré, de Belém (PA) foi homenageada nesta quarta-feira, 28. O requerimento foi solicitado pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA) que presidiu a homenagem. Em sua fala, a senadora afirmou que o Círio é a "principal festa católica do país" e informou que, em 2004, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) instituiu o evento como patrimônio cultural imaterial. A senadora disse ainda que o Círio é uma manifestação ecumênica e pluralista que une praticamente toda a população paraense.
Durante a homenagem, a cantora Natália Matos entoou, à capela, os hinos Vós Sois o Lírio Mimoso, de Eucídes Farias, e Bom dia Belém, de Edyr Proença e Adalcinda Camarão.
A 1ª vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), antes de passar a presidência da homenagem à colega Marinor, disse que o Círio de Nazaré "é uma jóia" da cultura brasileira e uma das maiores manifestações religiosas da cristandade.
Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que foi morar em Belém aos 16 anos, para estudar medicina, quando percebeu a devoção do povo e pediu à Virgem de Nazaré a graça de ser aprovado no vestibular, com a promessa de, se atendido, acompanhar o Círio com as apostilas do curso - e assim aconteceu. Segundo o parlamentar, a procissão ultrapassou as fronteiras de Belém, tendo similares atualmente em praticamente toda a Amazônia e outros estados brasileiros.
O senador Mário Couto (PSDB-PA) pediu que a igreja de Salinas (PA), uma vila de pescadores, seja "abençoada com a presença da imagem da virgem" pelo menos uma vez, para que "aquela gente pobre" possa reverenciar a santa. O senador disse que "milhares de graças" já foram alcançadas pelos fiéis por meio de promessas dirigidas à Virgem de Nazaré.
A coordenadora substituta de Apoio e Sustentabilidade do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Desirée Tozi, enfatizou que o Círio congrega valores simbólicos que compõem não só a cultura dos paraenses, mas a de todo o Brasil. Ela ressaltou a importância para o país de o Iphan ter registrado a festa como patrimônio cultural.
O coordenador do Círio de Nazaré, o médico Cesar Neves, afirmou que se trata de "uma festa inigualável". O médico, que está há três anos à frente da coordenação, considera o Círio "a maior manifestação religiosa de todo o mundo". Ele observou que há uma redução impressionante do índice de criminalidade no Pará durante a festa, que também traz ao estado um grande aporte de recursos. Para o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, apesar de a imprensa dar destaque à enorme corda que une os fiéis durante a procissão, o maior ícone da festa é a grande participação popular em torno da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O arcebispo destacou que, se limitar a alguns dias do ano, a manifestação é um grande "mutirão de evangelização" e deixa resultados permanentes.
“Ele deixa frutos muito significativos na vida da sociedade e na vida da igreja porque ele tem uma alma, que são as pessoas que o preparam e que realizam tudo aquilo que significa o Círio de Nazaré para nós”, resumiu dom Alberto.
O Círio de Nazaré é considerado a maior manifestação católica do planeta. Em 2011, os organizadores esperam cerca de 2 milhões de fiéis nas ruas. O clímax da comemoração é sempre no segundo domingo de outubro, dia 9 este ano, mas as festividades e eventos em reverência à santa se estendem de março a dezembro.
O assessor político da CNBB, padre Geraldo Martins Dias, participou da homenagem.






CNBB/Agência Senado

Nenhum comentário: