quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FESTA DOS ARCANJOS, HOJE, NO CEU




Hoje, dia 29, a Igreja Católica celebra a festa em memória aos arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Em unidade com a Igreja, a Comunidade Católica Shalom promove, esta noite, a VI Festa dos Arcanjos, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), a partir das 17h. São esperadas mais de 40 mil pessoas para o evento. A entrada é gratuita. O evento que neste ano terá início às 17 horas contará com a oração do Terço da Misericórdia com os padres Antonio Furtado e Hewaldo Trevisan. Os cantores Batista Lima e Ana Gabriela fazem participação especial na festa. O momento mais aguardado é a Missa dos Arcanjos com orações em favor da Cura e Libertação, celebrada pelo padre Antônio Furtado, um dos maiores incentivadores da devoção aos arcanjos no Ceará. Mais de 81 caravanas de todo o Estado, como Uruoca, Jaguaruana, Granja, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Caucaia, já confirmaram presença. No local há amplo espaço para estacionamento comportando até 300 ônibus e mais de 3 mil veículos. Este é o sexto ano consecutivo que a Comunidade Católica Shalom promove o evento em Fortaleza. Em 2008, ele foi realizado no Ginásio Paulo Sarasate e reuniu, em plena segunda-feira, mais de 15 mil pessoas, já em 2009 foram mais de 30 mil pessoas no CEU ( Centro Espiritual Uirapuru), em uma grande demonstração de fé aos três arcanjos. Ano passado o feito se repetiu.A Festa dos Arcanjos nasceu da devoção do padre Antônio Furtado ao Arcanjo São Miguel. Ele decidiu realizar, na data destinada aos anjos, uma grande festa de louvor aos três protetores e anunciadores. Os santos anjos são servos e mensageiros de Deus, que Glorificam a Deus sem cessar e prestam serviços litúrgicos diante do Seu trono.



Mais sobre os arcanjos



Eles também formam o exército do Senhor, executam a divina justiça e são os advogados e defensores dos homens diante de Deus. Como criaturas puramente espirituais, são dotadas de inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Eles cercam a vida humana com sua proteção e intercessão.



São Miguel



São Miguel, que em hebraico quer dizer “Quem é como Deus?”, é considerado o protetor da Igreja e o Guardião do Paraíso, apresentado por são João, no livro do Apocalipse, como aquele que vence Lúcifer no combate contra o mal (Ap 12,7)*. As intervenções de São Miguel em favor do povo de Deus, quer no Antigo Testamento ou no Novo Testamento, motivaram a Igreja, desde o princípio, a uma especial veneração por este arcanjo, considerado como guarda e protetor dos homens, da Igreja e padroeiro dos agonizantes.



São Gabriel



Seu nome significa “A Força de Deus”, é considerado o anjo da Anunciação, aquele que apareceu a Maria e anuncia a vinda do Messias. È considerado também o Anjo da Encarnação, da Misericórdia e da Consolação. Ele representa o poder de Deus. A tradição judaica atribuía a esse glorioso arcanjo a destruição de Sodoma (Gen 19, 1-29), bem como o ter marcado com um Tau a fronte dos eleitos (Ez 9,4)*. A tradição Cristã vê nele o anjo que apareceu aos pastores para anunciar o nascimento do Salvador, e a José, em sonhos, para explicar a concepção virginal de Maria Santíssima. Teria sido ele também quem confortara Jesus em sua agonia no Horto.



São Rafael



Em hebraico tem o sentido de “Medicina de Deus”, ou “Deus curou”, é o anjo da cura.É considerado o protetor especial contra o demônio, padroeiro e guia dos viajantes e sanador dos enfermos. Na Bíblia, ele é citado como o protetor da viagem de Tobias, o responsável por restituir a visão do pai dele e de ter livrado o jovem das investidas do demônio. Ele também quem apresenta as boas obras e orações do velho Tobias a Deus.



Serviço:



VI Festa dos Arcanjos

Data: hoje, dia 29 de setembro de 2011

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru – Avenida Alberto Craveiro 2222, Castelão.

Horário: a partir das 17 horas. Mais Informações: (85) 32614444.



Fonte: Site da Comunidade Shalom

Nenhum comentário: