sábado, 28 de maio de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

28/05/11 – Sábado V Semana da Páscoa

– Atos 16, 1-10 – “O Espírito Santo é quem fortalece a Igreja”


Mais uma vez nós constatamos como foi impressionante a ação do Espírito Santo na caminhada dos primeiros cristãos! Aqueles que iam conhecendo a Jesus tornavam-se logo missionários e eram guiados pelo Seu poder. Eles compreendiam claramente todas as recomendações do Espírito: o que fazer ou não fazer, pra onde ir e pra onde não ir e, por isso, a Igreja fortalecia-se na fé e, crescia em número de seguidores. Se parássemos para pensar que o Espírito Santo é o mesmo e que está pronto para nos orientar e nos dirigir na nossa caminhada não ficaríamos por vezes tão angustiados (as) e aflitos (as) diante dos nossos desafios. No entanto, não entendemos que o Espírito Santo foi enviado para nos ajudar a superar as barreiras, iluminar o caminho pedregoso, revelar passo a passo o que é bom para nós. O Espírito Santo também é quem nos dá visão para enxergarmos as nossas limitações e nos capacita para que cresçamos nas nossas potencialidades. Ele nos revela por meio de sinais aonde precisamos ir e nos impulsiona a nos envolver no projeto de Deus para as pessoas. Assim como Paulo teve a visão do macedônio que lhe pedia ajuda, nós também, pelo poder do Espírito, intuímos sobre as sugestões de Deus para a nossa missão de edificadores do reino de Deus e anunciadores da Salvação de Jesus. – O Espírito Santo tem lhe mostrado alguém que precisa da sua ajuda? – Você tem obedecido às Suas sugestões? – Você acha que poderá um dia ser cobrado pela desobediência ao Espírito Santo?

Salmo 99 – Aclamai o Senhor, ó terra inteira”.


Servir ao Senhor com alegria é a característica de quem é filho de Deus Pai. Se, servimos a Jesus, estamos também servindo ao Deus que nos criou. Nós sabemos que somos do Pai e só a Ele pertencemos e que o Seu amor é fiel eternamente e a Sua bondade perdura para sempre. Nunca podemos servi-Lo com má vontade, nem resmungando, pois o nosso desígnio é louvar, adorar e servir a Deus.

Evangelho João 15,18-21 – “Por que somos odiados pelo mundo?”

Às vezes nós estranhamos e nos admiramos porque somos tão perseguidos quando procuramos viver uma vida honesta e fiel a Deus, vivenciando o Evangelho. Aqui o Senhor nos explica: “Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence... Eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia!” O mundo tem uma mentalidade contrária a tudo quanto Jesus no ensina e nós nunca seremos bem acolhidos no mundo se não agirmos como ele prega. Quem não aceita a Jesus vive na ignorância e não conhece o amor perfeito do Pai. Se, queremos seguir a Jesus, se, somos seus servos, então também seremos perseguidos. No entanto, acontece conosco que nos equivocamos e esperamos ser amados pelo mundo e desejamos a sua paz. Queremos ser servidos e nos contentamos apenas com migalhas que conseguimos quando somos bem sucedidos nas coisas daqui que logo passam. Nós não admitimos a existência da luta, da conquista, da perseguição. Achamos que, se somos de Deus Ele tem a obrigação de tirar todos os obstáculos da nossa frente. No entanto, Deus nunca irá nos mostrar o caminho completo. Ele guia os nossos passos na medida em que enfrentamos os obstáculos. Por isso, Jesus mesmo nos avisou: “Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós”. Nós estamos no mundo, porém não pertencemos a ele, assim sendo, nunca poderemos nos amoldar a ele. – Você entende o que é não ter parte com o mundo? – Você realmente pensa diferentemente do mundo? – O que você tem esperado da sua vida: acomodação, sucesso, vida mansa, tudo dentro dos conformes? – Você quer ser discípulo (a) de Jesus? – O que você tem sofrido em Nome de Jesus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: