terça-feira, 31 de maio de 2011

PAPA SE ENCONTRARÁ COM FAMÍLIAS CROATAS NESTE FIM DE SEMANA

A Croácia se prepara para a visita do Papa Bento XVI programada para sábado, 4 de junho. Esta é a 19º viagem apostólica internacional de Bento XVI e vai ao encontro da Jornada Nacional das Famílias Católicas croatas que tem como título “Junto a Cristo”.

O diretor da Sala de Imprensa vaticana, padre Federico Lombardi, explicou na manhã desta terça-feira, 31, que essa será uma visita de dois dias, intensa, rica de momentos espirituais e também de diálogo com as diversas realidades culturais da Croácia.

Padre Lombardi recordou que essa é a primeira viagem de Bento XVI como Papa à Croácia, mas ele já esteve lá duas vezes como cardeal.

A viagem também tem um contexto sociopolítico, pois neste ano é comemorado o 20º aniversário de independência da Croácia, que agora aguarda sua integração a União Europeia.

“Existirão certamente referências à cultura, à tradição, à identidade do povo croata e suas expectativas na possível inserção na União Europeia", afirmou Padre Lombardi.

O diretor da Sala de Imprensa ilustrou também os momentos mais importantes da viagem. No sábado, depois da tradicional cerimônia de boas-vindas no aeroporto de Zagabria, o Pontífice se dirigirá ao palácio presidencial onde conversará com o presidente da república Ivo Josipovic.

No sábado, estão programados ainda dois eventos: um no teatro nacional croata onde o Papa se encontrará com membros da sociedade civil, da cultura e líderes religiosos. Já no começo da noite, na Praça Central de Zagabria, o Papa participará de uma vigília de oração com os jovens, onde são esperadas 50 mil pessoas.

Na manhã do domingo, 5, o Santo Padre presidirá uma Missa, no Hipódromo de Zagreb, em ocasião da Jornada Nacional das Famílias Católicas croatas, para a qual são esperadas 300 mil pessoas.

Já na tarde de domingo, o Papa visitará a Catedral da cidade para rezar sob o túmulo do Beato Stepinac, um defensor da liberdade religiosa contra a ditadura comunista.

“Stepinac foi um grande pastor da Igreja na Croácia, bispo e mártire, morreu em consequência de doenças contraídas durante sua prisão, assim é considerado mártire. É, de certo modo, a figura dominante no clima deste encontro”, esclarece Padre Lombardi.

Depois de uma visita ao Arcebispo de Zagabria, Cardeal Bozanic, o Papa se dirigirá ao aeroporto para voltar a Roma. Todos os discursos do Papa, explicou o diretor da Sala de Imprensa, serão traduzidos em italiano, intercalados pela leitura na tradicional língua croata.

Nesta viagem, o Papa será acompanhado pelo Presidente do Pontifício Conselho para as Famílias, o Cardeal Ennio Antonelli e pelo secretário do Sínodo dos Bispos croatas, monsenhor Nikola Eterovic.

Nicole Melhado/Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

(Tradução: equipe CN Notícias)

Nenhum comentário: