sexta-feira, 27 de maio de 2011

CÁRITAS INTERNACIONAL ELEGE MICHEL ROY COMO NOVO SECRETÁRIO-GERAL

Substitui Lesley-Anne Knight
Roma, sexta-feira, 27 de maio de 2011 (ZENIT.org) – Os 300 delegados da Cáritas Internacional, reunidos em Roma de 22 a 27 de maio para sua 19ª assembleia geral, elegeram ontem o novo secretário-geral para os próximos 4 anos, o francês Michel Roy.
Roy substitui Lesley-Anne Knight, que desempenhou o cargo de secretária-geral da confederação de 2007 a 2011 e a quem o Vaticano denegou a possibilidade de apresentar-se à reeleição, porque queria uma mudança.
O novo secretário-geral é atualmente o diretor do departamento de incidência internacional de Secours Catholique (Cáritas França), organização para a qual leva 30 anos trabalhando.
Dirigindo-se à assembleia justamente depois da votação, Roy confessou estar “muito comovido” pela sua eleição.
Agradeceu a Lesley-Anne Knight pelo seu trabalho e a todos os presentes pela tarefa que realizam “por esta rede que reflete a esperança dos pobres de construir um mundo melhor”.
Roy trabalhou em assuntos relacionados com o governo mundial, promovendo melhoras para o financiamento do desenvolvimento, incentivando a paz e exercendo tarefas de incidência sobre a atividade das empresas que extraem matérias-primas, como membro da junta diretiva da Iniciativa para a Transparência nas Indústrias Extrativas e coordenador da plataforma “Publica o que pagas”.
Formado em Línguas e Estudos Orientais e especializado em Economia, ele fala francês, espanhol e inglês.
Roy servirá a Cáritas Internacional junto ao cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga, que foi reeleito nesta semana como presidente da confederação para um segundo mandato.

Nenhum comentário: