sexta-feira, 29 de abril de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/04/11 – Sexta Feira – OITAVA DA PÁSCOA

Atos 4, 1-12 – “ pelo poder do Espírito Santo”

Pedro e João enfrentavam os primeiros obstáculos da sua missão de levar o Evangelho a todas as criaturas. Eles inauguravam o novo tempo do Anúncio da vida nova em Cristo e, por isso, padeciam as dificuldades e incompreensões próprias da missão do evangelizador. Foram colocados na prisão simplesmente porque, em nome de Jesus Cristo, eles haviam curado um “homem coxo” e anunciavam esse Nome, concretamente, com a palavra e com atos! Com efeito, reuniram-se as autoridades para argui-los “com que poder ou em nome de quem eles haviam feito a cura”. Então, Pedro, cheio do Espírito Santo e com muita coragem e ousadia anunciou a eles a salvação de Jesus acusando-os de responsáveis pela morte de Jesus, esclarecendo, porém, que Deus O havia ressuscitado dos mortos. Muitos acreditaram na pregação de Pedro e se converteram. Pedro não se rendia diante das barreiras e apesar da incompreensão dos “grandes” ele atraia os “pequenos” para Jesus.
As obras de Deus são difíceis de ser compreendidas pelos homens ainda hoje! Muitos ficam admirados e não entendem como é que nós também abrimos a boca em nome de Jesus, damos testemunho das Suas maravilhas na nossa vida e ousamos interceder para que Seus milagres aconteçam na vida das pessoas. Eles nos perguntam também “com que poder?” É pelo poder do Espírito Santo que nós podemos também orar e curar os (as) nossos (as) irmãos (ãs) doentes, que vivem na ignorância. Só o Espírito Santo nos dá a capacidade e a força para enfrentarmos as barreiras da incompreensão e da ignorância dos que vivem afastados de Deus. Em Nome de Jesus nós poderemos fazer prodígios e milagres, bastando para isso, que nós como Pedro e João tenhamos firmeza e convicção da causa que nós abraçamos – Você já foi incompreendido (a) porque ousou orar em nome de Jesus, por alguém? – Em quem você confia quando ora pela cura das pessoas? – Com que poder você também tem feito todas as coisas? . – Aonde você tem sido mais perseguido quando fala e age em Nome de Jesus Cristo? – O seu testemunho tem dado frutos? – Como é que você tem defendido Jesus Cristo?

Salmo 117 – “A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular.”


Se acreditássemos mesmo no poder do Senhor e que por Ele tudo foi criado, nós teríamos uma qualidade de vida muito melhor e viveríamos sempre alegres como se esse fosse o dia mais importante da nossa vida. O Senhor derrama as suas graças e bênçãos sobre nós a cada momento, porque Ele é bom e eterna é a sua misericórdia, o que quer dizer: Ele nunca irá nos faltar. Por isso demos graças ao Senhor!

Evangelho – João 21, 1-14 – “fazer diferente”


Pela terceira vez Jesus ressuscitado aparece diante dos seus discípulos. Desta vez Jesus os encontrou na beira do mar, tristes e acabrunhados pelo fracasso da pesca que haviam tentado fazer. “Não pescaram nada naquela noite e já tinha amanhecido”. Se prestarmos atenção nós verificaremos que, pela segunda vez, Jesus pede aos Seus discípulos, “algo para comer” como que demonstrando que a refeição tomada juntos era um sinal de intimidade e que, portanto, Ele era íntimo dos Apóstolos. Porém, como das outras vezes, eles ainda não O reconheceram e estavam indo fazer as coisas do mesmo modo como faziam antes de encontrarem Jesus. Praticavam o que era costume para eles, porém Jesus interveio e mandou que eles fizessem justamente o contrário. Eles obedeceram e o milagre aconteceu. “Lançai a rede á direita do barco e achareis”. Porém, somente depois que eles viram o milagre acontecer foi que eles distinguiram a Jesus e disseram: “É o Senhor!”. Eles estavam ainda muito apegados às obras de Jesus, por isso, ainda não reconheciam a Sua pessoa. Hoje, também, Jesus está muito perto de nós à beira da nossa vida, nos pede de comer e nos manda lançar a rede de outro modo, de um jeito novo, do contrário do que nós sempre temos feito. Ele sabe precisamente do que nós precisamos pescar e nos dá as dicas, porém continuamos envolvidos (as) com a nossa “falta de sorte” e não ouvimos o que Ele fala para direcionar a nossa caminhada. Ficamos presos (as) nas nossas expectativas e buscamos apenas os milagres que achamos ser preciso que aconteçam na nossa vida. Perdemos as oportunidades e a hora da graça passa. Por isso, necessitamos ter consciência de Jesus ressuscitado continua muito perto de nós e nos manda lançar a rede de outra maneira, de um jeito novo, do contrário do que nós sempre temos feito. Ele sabe precisamente do que nós precisamos pescar e nos dá as palavras-chaves para termos sucesso nos nossos empreendimentos. - Pergunte a Jesus qual o lado certo para você lançar a sua rede? – O que você precisa fazer diferente? – Peça para que Ele lhe mostre a vida nova, o novo jeito de viver e ser feliz! – Você tem certeza de que está fazendo as coisas da maneira que Jesus quer.

Helena Colares Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: