quinta-feira, 28 de abril de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

28/04/11– 5ª. feira - OITAVA DA PÁSCOA

Atos 3,11-26 – “ instrumentos de Deus”


O povo estava assombrado com o que Pedro e João haviam feito ao coxo, porém estes tinham a devida consciência de que tudo o que acontecera por meio deles fora obra de Deus por causa de Jesus Cristo. Pedro, então, abriu os olhos do povo para que conhecessem a verdade e não ficassem apegados às obras das pessoas. Elas são apenas instrumentos de Deus para a cura libertação do Seu povo. Às vezes, nós ficamos apegados (as) ao prodígio e esquecemos o Autor dos milagres. Acontece hoje também: as pessoas se apegam àqueles que são apenas instrumentos de Deus para a cura libertação do Seu povo e esquecem o Autor de todos os milagres. Todos nós podemos ser instrumentos de Deus para ministrar ao nosso próximo a cura, a libertação, a graça, a bênção. Ao invés de nos assombrarmos com o que acontece deveríamos, porém nos colocarmos como portadores da graça libertadora que Deus quer realizar no mundo. A função de quem anuncia Jesus deve ser a de conscientizar as pessoas de que Jesus é o único Senhor e o primeiro passo para que elas possam assumi-Lo como tal, é o arrependimento que leva à conversão. Nunca, porém, devemos deixar que as pessoas tornem-se “dependentes” de nós, mas sim, explicar que elas não precisam ficar paradas esperando algo de nós, pois, Jesus está mais adiante para abençoá-las e dar a elas uma vida nova. - Você é daqueles (as) que olham mais para as pessoas e esquece-se de Deus? - A quem você pode está idolatrando e colocando no lugar de Jesus, O Justo? - Qual a atenção que você dá aos pregadores, aos ministrados, aos “curadores” que estão a serviço de Deus? – O que realmente eles são para você?

Salmo 8 – “Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!”


Reconhecer a Deus como o Senhor de todo o universo não nos impede de também reconhecer que somos nós a obra prima da Sua criação. Devemos, porém, saber que tudo o que acontece é por graça de Deus; todo poder e autoridade que o homem e a mulher têm, vêm de Deus. Tudo o que existe é revelação do poder e da glória do Senhor que manifesta ao mundo a sua Onipotência. Portanto, mesmo que sejamos fracos e pecadores o Senhor nos concedeu o domínio sobre toda a criação. O poder do Senhor é quem nos move.

Evangelho - Lucas 24,35-48 – “A paz de Jesus!”


Os discípulos de Emaús não perderam tempo e foram dar aos outros a notícia do seu encontro com Jesus. Na mesma hora, como que para confirmar as suas palavras, Jesus apareceu-lhes e disse: “A paz esteja convosco!” Jesus mostrava-se a eles, marcado, cicatrizado, porém vivo e ressuscitado. Embora, alegres e surpresos, eles ainda tinham dúvidas no coração, mas Jesus os convidou a que tocassem nele e pediu a eles algo para comer. Por meio das palavras e dos gestos de Jesus os discípulos começaram a entender o porquê de todos os acontecimentos. Assim, Jesus abriu a inteligência dos seus discípulos para entenderem as Escrituras e veio lhes trazer a paz e o entendimento de tudo quanto lhes dissera antes. Do mesmo modo acontece conosco: para que nós possamos compreender Jesus precisamos nos aproximar Dele, tocá-Lo e alimentarmo-nos com Ele. Quando nós temos uma experiência com Jesus e chegamos a tocar no Seu mistério de Amor por meio da Sua Palavra nós também alimentamos a nossa alma e temos a inteligência iluminada para compreendermos a obra que Ele quer realizar em nós. Na verdade, a primeira manifestação de que estamos tocando Jesus é a paz que invade o nosso coração. Jesus vem também nos dizer que o sofrimento, a dificuldade, a aflição, são os acontecimentos próprios da nossa vida que nos trarão mais tarde a paz, o entendimento, a alegria da superação quando nos apoiamos e temos como exemplo a Sua Ressurreição. A paz é fruto da justiça. Jesus é o Justo por excelência por isso Ele é o doador da Paz. Porém a paz que Ele nos trouxe Ele a conquistou justamente na Cruz. O Seu sofrimento e a Sua entrega foram por Amor, por Paixão. - Você agora entende melhor os acontecimentos que Jesus viveu? – E os acontecimentos da sua vida, você compreende-os? - Você sente essa paz que Jesus veio nos dar? – Ela acontece em você apesar das suas dificuldades? – Você tem mostrado isso na sua vida?

Helena Colares Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: