quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/12 – 4ª. FEIRA – OITAVA DO NATAL

Reflexão Pessoal – 1 João 2, 3-11 – “a luz de Deus é o amor“

São João nesta carta nos revela o critério para discernirmos se estamos com Jesus e se procedemos como ele procedeu. A vivência do amor ao próximo é a garantia que nós temos para que a luz verdadeira brilhe em nós e por nosso intermédio. “Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas” nos diz São Paulo. Portanto, precisamos estar atentos (as) às atitudes concretas do nosso dia a dia. Não podemos dizer que somos de Cristo e que vivenciamos os Seus ensinamentos e guardamos a Palavra de Deus, se estamos cultivando e trazendo dentro de nós, ressentimentos, mágoas, más querenças e sentimentos de vingança. Fomentar tudo isto dentro do nosso coração mostra que nós estamos vivendo nas trevas e escuridão. Os que são da luz brilham por causa das ações de amor que praticam e são chamados refletores da Luz de Cristo. Quando as nossas ações são de desamor nós estamos agindo contra o mandamento de Deus e, por isso, recebemos a paga pela nossa insensatez. – As suas ações dão sinal para o mundo de luz ou de trevas? – Você tem se colocado diante da Palavra de Deus para examinar o seu coração? – Você tem guardado mágoas e ressentimentos? – As suas palavras são sinal de Deus para o mundo?

Salmo 95 – “O céu se rejubile e exulte a terra!”

O canto que sai dos nossos lábios é um “canto novo” quando ele brota de um coração renovado. A nossa boca propaga o que há dentro do nosso coração. Portanto, se exercitamos em nós pensamentos alegres e cheios de esperança, com certeza, o nosso cantar será de júbilo. Assim, nós podemos fazer com que a terra exulte de alegria e o céu se rejubile em louvor.

Evangelho – Lucas 2, 22-35 – “experiência de salvação”

Os olhos de Simeão, homem justo e piedoso viram a salvação assim que pousaram em Jesus, porque o Espírito Santo estava com ele. Assim acontece com todos nós que voltamos o nosso olhar para Jesus e esperamos as promessas de Deus. É o Espírito Santo quem nos faz ter uma experiência da salvação de Jesus e quando isto acontece nada mais será importante na nossa vida. Pode dizer que teve um encontro pessoal com Jesus todo homem ou mulher que sentiram a força na hora do desamparo, que experimentaram a alegria no momento de tristeza, que mantêm acesa a chama da fé nas horas de maior desespero. Simeão, homem velho, já quase no final da vida, poderia estar desiludido e desanimado, no entanto, ele frequentava o templo todos os dias porque o Espírito Santo já lhe havia anunciado antes que ele não morreria antes de ver o Messias. Por isso, ele continuou firme e cheio de esperança. O Espírito Santo também hoje nos assegura que Jesus já veio mais uma vez no Natal e que se mantivermos os nossos olhos voltados para Ele, com certeza, nós poderemos ter novamente uma experiência de salvação. Sentir a presença de Jesus dentro do nosso coração é o maior bem e o melhor presente de Natal que nós já recebemos. - Você já teve essa experiência com Jesus? Como você tem olhado para Ele?- Você consegue perceber os “pensamentos do seu coração? Procure mergulhar em você mesmo (a) peça ao Espírito Santo que lhe revele o que o seu coração pensa.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Deixe um comentário

Nenhum comentário: