sábado, 27 de novembro de 2010

TEMPO DO ADVENTO, QUE COMEÇA AMANHÃ

“O tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembram-se, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa” (NALC 39).

ANOTAÇÕES

O órgão e os outros instrumentos musicais devem usar-se, e o altar orna-se com flores, com aquela moderação que convém ao caráter próprio deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor. No domingo Guadete (3º Advento), pode-se usar a cor rosada (CR, n. 236).
Na celebração do matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, dá-se sempre a bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos a se absterem de pompa demasiada.
Até o dia 16, inclusive, não se permitem as Missas para diversas necessidades, votivas ou cotidianas pelos defuntos, a não ser que a utilidade pastoral o exija (IGMR, n. 333). Mas podem ser celebradas as Missas das memórias que ocorre, ou dos Santos inscritos no Martirológico nos respectivos dias (IGMR, n. 316b).
Amanhã, começam as leituras dominicais do ano A (Mateus).

Fonte: Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil

Nenhum comentário: