terça-feira, 30 de novembro de 2010

PAPA EXORTA COMUNICADORES A APRESENTAREM RAZÕES DA FÉ

“A verdade, da qual o homem está sedento, é uma pessoa: o Senhor Jesus”

Cidade do Vaticano (ZENIT.org) – Bento XVI exortou os comunicadores católicos a servir à verdade, apresentando as razões da fé e ajudando a interpretar a realidade desde o ponto de vista evangélico.
O Papa recebeu os participantes da Assembleia da Federação Italiana de Semanários católicos (FISC), na última sexta-feira, na Sala Clementina do Palácio Apostólico.
“A verdade, da qual o homem está sedento, é uma pessoa: O Senhor Jesus. No encontro com esta Verdade, em conhecê-la e amá-la, encontramos a verdadeira paz, a verdadeira felicidade”, disse o pontífice.
“A missão da Igreja consiste em criar as condições para que se realize este encontro do homem com Cristo”, destacou.
Dirigindo-se aos diretores e colaboradores dos 188 órgãos de informação católicos representados na FISC, indicou que “colaborando nesta tarefa, esses órgãos estão chamados a servir com valor à verdade, para ajudar a opinião pública a ver e ler a realidade desde o ponto de vista do Evangelho”.
“Trata-se de apresentar as razões da fé, que, enquanto tais, vão além de qualquer visão ideológica e têm pleno direito de cidadania no debate público”, explicou.
E acrescentou: “Desta exigência nasce seu compromisso constante de dar voz a um ponto de vista que reflete o pensamento católico em todas as questões éticas e sociais”.
Desafio cultural
“Sabem que, no contexto da pós-modernidade em que vivemos, um dos desafios culturais mais importantes envolve o modo de entender a verdade, disse o Papa aos representantes dos meios de comunicação católicos.
“A cultura dominante, a mais difundida no areópago midiático, coloca-se com uma atitude cética e relativista com relação à verdade, equiparando-a a simples opiniões e considerando como possíveis e legítimas muitas ‘verdades’”, prosseguiu.
“Continuem sendo jornais do povo que buscam favorecer um diálogo autêntico entre os vários componentes sociais, espaço de debate leal entre diferentes opiniões. Assim fazendo, os jornais católicos, ao tempo em que cumprem a importante tarefa de informar, desempenham, também, uma insubstituível função formativa, promovendo uma inteligência evangélica da realidade complexa, bem como a educação de consciências críticas e cristãs”.
E propôs uma comparação evangélica: “Como uma pequena quantidade de fermento, misturada com a farinha, fermenta toda a massa, assim a Igreja, presente na sociedade, faz crescer e amadurecer o que há de verdadeiro, de bom e de belo; e vocês têm a tarefa de dar conta dessa presença, que promove e fortifica aquilo que é autenticamente humano e que leva o homem de hoje à mensagem de verdade e de esperança do Senhor Jesus”, prosseguiu o pontífice.
Bento XVI exortou os membros da FISC, referindo-se à sua missão: “Esta é a função peculiar dos jornais de inspiração católica: anunciar a Boa Nova mediante a narração dos fatos concretos vividos pelas comunidades cristãs e das situações reais em que estão inseridas”.
A Federação Italiana dos Semanários Católicos reúne os semanários diocesanos e diversos órgãos de imprensa de inspiração católica de toda a península italiana.
Surgiu em 1966 para responder à exigência de desenvolver sinergias e colaborações que favorecessem a tarefa de apresentar a vida, a atividade e os ensinamentos da Igreja.

Nenhum comentário: