segunda-feira, 26 de julho de 2010

IGREJA MATRIZ DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE COMPLETA 70 ANOS

Há 70 anos, em 22 de julho de 1940, o arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, decretava a criação da freguesia de São Gonçalo do Amarante. A partir daí, a capela do mesmo nome, construída pelo Coronel Neco Martins e o Capitão José Procópio de Alcântara, no Centro da cidade, era elevada a Matriz.
O seu primeiro vigário foi o Padre Joaquim Alves Ferreira e depois dele muitos ficaram marcados na memória do povo gonçalense, como os padres Eduardo, Ocelo, Pedro, Vicente, Franzé e Josenir.
Da inauguração para cá, a igreja passou por diversas transformações estruturais. A primeira foi a construção da torre pelo Pe. Francisco Eduardo Cordeiro de Barros Leal, em 1953. Já a mais recente é a reforma interna e externa e ampliação do templo, iniciada pelo Pe. Josenir, em 2007.
Atualmente, a paróquia é comandada pelo Pe. Marcílio Jerônimo Pereira e congrega 17 comunidades. "São Gonçalo do Amarante tem um povo religioso e acolhedor", ressalta.
O principal festejo da Igreja Matriz é a novena dedicada ao santo padroeiro e acontece de 5 a 15 de novembro. Missas, procissões, apresentações artísticas e leilões fazem de novembro o mês mais movimentado e animado do ano.


Fonte: Karlos Emanuel Soares
Assessor de ComunicaçãoPrefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante

Nenhum comentário: