A ordenação episcopal do novo bispo da diocese de Caxias (MA), monsenhor Vilson Basso, já tem data marcada. Será no dia 30 de maio, às 9h30 da manhã, na paróquia Nossa Senhora da Saúde de Cinquentenário, no município de Tuparendi (RS). Os bispos ordenantes serão o arcebispo de Florianópolis (SC), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; o bispo auxiliar de São Luís (MA), dom Geraldo Dantas de Andrade; e o bispo prelado de Paranatinga (MT), dom Vital Chitolina.
Monsenhor Vilson assume a diocese de Caxias no dia 19 de junho. Os interessados em participar da ordenação podem fazer contato com Taís Dal Pai, secretária da paróquia, de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, pelo telefone: (55) 3595-1150. As presenças podem ser confirmadas até o dia 20 de maio.
A nomeação do monsenhor Vilson foi anunciada no dia 19 de março. Ele sucederá a dom Luís D’Andrea, 76, que teve seu pedido de renúncia aceito por causa da idade, conforme o Cânon 401 § 1º, do Código de Direito Canônico.O novo bispo pertence à Congregação do Sagrado Coração de Jesus, conhecida como Congregação dos Dehonianos e, atualmente, é formador da Congregação nas Filipinas.
Natural de Tuparendi, no Rio Grande do Sul, padre Vilson nasceu no dia 16 de fevereiro de 1960. Fez seus estudos de filosofia em Brusque (SC) e de teologia em Taubaté (SP). Foi ordenado padre em 28 de dezembro de 1985. Como padre, na diocese de Viana, no Maranhão, foi vigário paroquial em Santa Inês e em Alto Alegre, além de pároco em Santa Luzia do Tide. Já na arquidiocese de São Luís, na capital maranhense, padre Vilson foi vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora da Conceição e pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição. Em São Paulo, foi vigário paroquial do Santuário São Judas Tadeu.
Padre Vilson coordenou a pastoral da juventude do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) e foi assessor nacional da mesma pastoral na CNBB, em Brasília, de 1994 a 1997. Desde 2007 é formador da Congregação Dehoniana, na cidade de Oro City, nas Filipinas.
cnbb
Nenhum comentário:
Postar um comentário