quinta-feira, 15 de abril de 2010

IRMÃ MÍRIA KOLLING DÁ PALESTRA NA VI SEMANA DE LITURGIA DA PARÓQUIA DE CRISTO REI, NA ALDEOTA











Depois do frei José Ariovaldo da Silva, que retornou na manhã de ontem para Florianópolis, a VI Semana de Liturgia da Paróquia de Cristo Rei, na Aldeota, em Fortaleza, teve prosseguimento esta noite, com a irmã Míria Kolling, que apresentará até o próximo sábado, dia 17, o segundo módulo do evento, que versa sobre música na liturgia.
Antes de iniciar a palestra, a irmã Míria Kolling foi apresentada pelo padre Eugênio Pacelli, pároco de Cristo Rei, que começou dizendo que “o nosso sonho torna-se realidade, com a presença da irmã Míria nesta VI Semana de Liturgia”. Em seguida disse “ela é uma religiosa da Congregação da Imaculada Conceição de Maria. Membro da Sociedade Brasileira de Musicologia. Durante vários anos fez parte da Associação dos Regentes de Corais Infantis – Arci, como regente do Coral Infantil “Do, re, mi”, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, com quem gravou diversos CDs (Missas com crianças e canções infantis”, para Paulinas – Comep e Paulus. É compositora de músicas litúrgica e religiosa. É conhecida, sobretudo pelas missas e cantos litúrgicos, para celebrações. Alem de compor cantos para a catequese e evangelização. Tem mais de 600 composições musicais, em geral com letra e música de sua autoria. Este ano, em comemoração aos seus 40 anos de compositora, lançou o CD “Deus é bom”, pela Paulus, contendo 25 refrões orantes e contemplativos, que nos ajudam a silenciar, criando clima de oração e escuta”.
A Irmã Míria Kolling, esta noite, no espaço de duas horas, prendeu a atenção dos mais de duas centenas de fiéis de várias paróquias, inclusive do Interior do Estado, com suas colocações, que convenceram a todos, especialmente aos músicos e cantores, que fazem parte das equipes de liturgia. Em alguns momentos, ela arrancou risos dos participantes do evento. Em outros, levou muito a sério e chegando a dizer que “se a assembléia não está cantando na missa, há alguma coisa errada”. A VI Semana de Liturgia, da Paróquia de Cristo Rei, prosseguirá amanhã e terminará no sábado, pela manhã, com a irmã Míria Kolling devendo ensinar um pouco aos participantes a lerem uma partitura.

Nenhum comentário: