domingo, 28 de março de 2010

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Lucas 19,28-40

Domingo de Ramos

Com o Domingo de Ramos, entramos hoje na Semana Santa, durante a qual somos convidados a reviver com os mesmos sentimentos de Cristo, os momentos dramáticos de sua paixão e morte, que nos trouxeram a salvação.
O Domingo de Ramos nos faz reviver a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para morrer e ressuscitar. Semelhante, ao povo da primeira aliança que, durante a Festa das Tendas, levava ramos nas mãos, significando a esperança messiânica, assim também Jesus em Jerusalém é aclamado como Messias. A Festa das Tendas durava sete dias, onde as cabanas eram cobertas de ramos das árvores, lembrando o tempo do êxodo, em que o povo de Deus peregrinava pelo deserto rumo à terra prometida. A Festa das Tendas ainda recordava a provável chegada do Messias, a reunião de todas as nações em Jerusalém, a salvação que nasce em Jerusalém.
Nesta Semana Santa que se inicia, precisamos completar o caminho percorrido no tempo da Quaresma e, com a graça divina, crescer na vivência de valores humano - cristãos. Pela preciosidade que é a Semana Santa para todo católico, é que conclamamos o povo de Deus e as comunidades cristãs a trocarem o lazer, amiúde, não muito sadio (nesse período alguns incautos levados pela ótica materialista e secularizada da sociedade pós-moderna fazem até carnaval) pela participação dos atos litúrgicos nas paróquias e comunidades. Jamais podemos esquecer que a Semana Santa é o Centro Vital do ano litúrgico, qual coração que alimenta e dá vida a todo o organismo. Este centro vital é a celebração do mistério pascal: a paixão - morte - ressurreição de Cristo.
Que a Semana Santa, grande tesouro espiritual, nos ajude a crescer e fortalecer a nossa espiritualidade no Cristo que é caminho, verdade e vida.

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

Nenhum comentário: