sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PRÓXIMO ENCONTRO REGIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA SERÁ NO PARÁ

O encontro está previsto para o próximo mês de maio e vai reunir coordenadores diocesanos do Pará, Amapá, Amazonas, Roraima e Maranhão.
A decisão foi tomada durante o encontro de coordenadores que está acontecendo na sede do Regional Norte 2, em Belém. O objetivo do encontro é justamente planejar metas de ação e atividades para 2010.
A pastoral da criança não subdivide os trabalhos em regional 1 e 2, por isso todos os coordenadores estaduais e diocesanos estarão juntos num só encontro. “É uma forma também de reduzir custos com transportes e otimizar os trabalhos”, explica Rosane de Jesus, coordenadora da Pastoral da Criança na arquidiocese de Belém.
No encontro, que começou na ultima terça-feira, 23 e segue até amanhã, 27. Mais de 20 coordenadoras estão discutindo as prioridades nas dioceses e prelazias, avaliando o uso do sistema de informação da Pastoral, e trocando experiência dos trabalhos.
As distâncias geográficas que dificultam a visita nas comunidades do interior do Pará, a falta de líderes voluntários e a formação continuada dos agentes foram alguns dos desafios comuns expostos na manhã desta quinta-feira, 25, pelos coordenadores.
Em Santarém, oeste do Pará, irmã Manuelina Ferreira que está há sete anos a frente da PC, destaca que os líderes chegam a levar mais de um dia viajando para ir até o local onde moram as crianças atendidas. “Para se chegar em alguns locais é preciso viajar cerca de 16 horas de barco”, afirma.
A secretaria da PC em Santarém, Gislaine da Silva, lembra ainda que as questões naturais também desafiam o trabalho. Na época de cheias, por exemplo, algumas famílias abandonam suas casas e o acompanhamento fica difícil.
A diocese de Santarém, de acordo com a Pastoral da Criança, tem mais de 23 mil crianças com idades entre zero e seis anos. Atualmente a PC atende 412 gestantes e mais de nove mil crianças (21%) em toda a área da diocese santarena que integra as cidades de Almerim, Prainha, Monte Alegre, Aveiro, Belterra, e Mojuí dos Campos.
Dr. Nelson Arns
O doutor Nelson Arns, filho da Drª Zilda Arns, novo coordenador internacional da Pastoral da Criança confirmou a presença e deve participar, em Belém, do encontro regional da PC que acontece no próximo mês de maio.
Nelson já esteve realizando atividades pastorais na capital paraense há cinco anos quando era coordenador adjunto da Pastoral da Criança.
“Ele é muito inteligente e competente em seu trabalho. Vemos claramente que herdou muito da mãe”, diz irmã Venerada Alencar, coordenadora no Pará e Amapá da PC.
Além do Dr. Nelson Arns contará também com a presença da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé.

CNBB

Nenhum comentário: