quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SEMINÁRIO SOBRE DOM HELDER CÃMARA ACONTECE EM RECIFE

Um momento para conhecer a história de vida, as lutas e o legado de Dom Helder. Esse é o objetivo do seminário “Helder – O homem, o dom, o revolucionário – Voz, idéias e ações”, que começou ontem, 1º, em Recife (PE). O evento é promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife, através da Gerência de Formação Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) e integra a programação do Natal da Paz, a qual homenageia o religioso.
O seminário segue até amanhã, 3, das 14h às 18h, no auditório da Livraria Cultura, onde também será lançada e distribuída a publicação com artigos sobre a importância e as ainda presentes ressonâncias do pensamento e das ações do Dom da Paz. “O seminário será uma oportunidade não só para homenagear a grandeza da alma de dom Hélder, mas, para levar a todos mensagens de paz”, afirma Zélia Sales, gerente de Formação Cultural da FCCR.
Durante os três dias serão abordados os diferentes discursos e sua repercussão na sociedade, bem como os projetos e os espaços de pesquisa, estudo e formação, difundidos na cidade e outras regiões, voltados para a temática. O público assistirá às palestras de Frei Aloísio Fragoso, religioso do Convento São Francisco – Olinda, Jailson Souza da Paz, mestre em História e jornalista e Zildo Rocha, sacerdote licenciado pela Universidade Gregoriana de Roma.
Dom Hélder foi arcebispo de Olinda e Recife, além de um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Tornou-se a maior referência na defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar. Pregava a revolução pela paz: uma igreja mais próxima dos desvalidos, ligada às questões sociais e adepta da não-violência.

cnbb

Nenhum comentário: