terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RELÍQUIA DE DOM BOSCO É FESTEJADA EM PORTO ALEGRE

Uma peregrinação mundial, que passará nos próximos seis anos pelos cinco continentes, chegou ontem, 30, a Porto Alegre. A urna com parte dos restos mortais de Dom Bosco, padre italiano fundador da congregação salesiana, foi acolhida por centenas de fiéis, que realizaram um cortejo entre a ponte do Guaíba até a Paróquia São Manoel, no bairro Mont’Serrat. Vinda de Rio Grande, a romaria ainda passará por Bagé, Santa Rosa e Viamão, onde os salesianos mantêm estruturas no estado.
Iniciada em agosto passado em Turim, na Itália, onde Dom Bosco começou suas obras e está sepultado, a peregrinação passará por 133 países onde os salesianos estão presentes. A viagem durará até 2015 quando se comemora os 200 anos de nascimento do padre, que há 150 anos fundou a congregação, voltada a juventude e a educação. No Brasil, a urna já passou pelo Paraná e por Santa Catarina.
Réplica da máscara mortuária que se encontra na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Turim, a urna contém uma mão e um braço de Dom Bosco, que, após a abertura do caixão, se encontravam conservados. Ela é acompanhada por um grupo de padres italianos e ficará no Brasil até 28 de fevereiro de 2010.

CNBB

Nenhum comentário: