Aproximadamente quatro mil jovens (dados da diocese), das 19 paróquias da diocese de São Mateus (ES), compareceram no dia 25, na cidade de São Mateus, para celebrar o Dia Nacional da Juventude. Em sintonia com o tema nacional, todos saíram em marcha da catedral até o ginásio da cidade, num percurso de dois quilômetros. Durante a marcha, a violência contra a juventude no Brasil foi lembrada em faixas e cartazes.
O bispo diocesano, dom Zanoni Demettino Castro, presidiu a Eucaristia concelebrada por 14 padres. Na homilia o bispo destacou o tema, ligando-o com o Evangelho do dia.
A programação prosseguiu com shows de bandas locais e sorteios de brindes arrecadados pela equipe diocesana da Pastoral da Juventude.
Durante todo o evento foi realizado um abaixo-assinado pedindo à bancada capixaba, na câmara federal, que vote a favor do Projeto Ficha Limpa, que tramita no Congresso Nacional. Os participantes entenderam que a corrupção eleitoral é também uma das formas de violência contra a juventude.
Vários segmentos da Juventude se envolveram no processo de articulação e realização deste DNJ: Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Rural, Ministério Jovem da RCC e Juventude Missionária.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário