quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ASSEMBLEIA DO NORDESTE 2 REFLETE SOBRE A PALAVRA

A “Palavra de Deus” foi o tema de reflexão, ontem, 28, na 44ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 2, da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), realizada no Convento dos Franciscanos, em Ipuarana, no município de Lagoa Seca (PB). Durante toda a manhã, o assessor da Assembleia, dom Eugênio Rixen, bispo da Cidade de Goiás (GO), fez reflexões, a partir do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra. "Trago para vocês as propostas do Sínodo, colocando-as na nossa realidade brasileira", enfatizou, no início da manhã. Num segundo momento, ele fez comentários a respeito da mensagem dos bispos, no Sínodo, levando em consideração quatro aspectos: a Voz da Palavra, o rosto da Palavra, a casa da Palavra e o caminho da Palavra.
À tarde, os cerca de 140 participantes da assembleia foram divididos em oficinas: o Ministério da Palavra, o caráter bíblico e mistagógico da catequese, por uma catequese missionária, catequese e missão, e círculo bíblico. Na oficina "O Ministério da Palavra", assessorada por dom Eugênio, os participantes chegaram à conclusão de que é importante formar o agente da Palavra, capaz de ler, explicar e orar em cima da Palavra de Deus. "Dar um ministério a essas pessoas é dar mais seriedade à explicação da Palavra de Deus", concluiu o bispo.
Nesta quinta-feira, as atividades iniciaram com uma celebração eucarística, presidida pelo bispo da diocese de Pesqueira (PE), dom Francisco Biasin. A celebração foi em memória do padre Rogério Ruvoletto, do clero da diocese de Pesqueira, assassinado em Manaus (AM), dia 19 de setembro passado. Ainda, na parte da manhã, foram apresentados, em plenário, os resultados das oficinas, realizadas no dia de ontem. À tarde, será realizada uma experiência de leitura orante da Bíblia.
A 44ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 2 se estenderá até amanhã, sexta-feira, ao meio-dia, com os encaminhamentos para o próximo ano.
CNBB

Nenhum comentário: