segunda-feira, 29 de junho de 2009

SEMINÁRIO NACIONAL DISCUTE SEGURANÇA PÚBLICA EM BRASÍLIA

Com o tema e lema da Campanha da Fraternidade 2009, respectivamente, “Fraternidade e Segurança Pública” e “A Paz é fruto da Justiça”, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e a Pastoral Carcerária Nacional, organismos vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizaram, entre os dias 25 e 26, o 3º Seminário Nacional sobre Cultura da Paz.
Cerca de quarenta pessoas entre membros de pastorais sociais e entidades civis, além de 15 dos 17 regionais da Conferência dos Bispos estiveram no Encontro. Segundo o coordenador do Seminário, Daniel Seidel, os trabalhos foram marcados por momentos de integração, partilha e lembrança daqueles que trabalham por uma sociedade mais solidária.
Durante o evento foi citado o nome do ex-assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Azevedo, recentemente assassinado. O evento também discutiu o dinamismo que a Campanha da Fraternidade provocou nas várias regiões do país.
“O professor Renato Simões, de Campinas (SP), pontuou o tema segurança pública amplamente pautado nas discussões. Ele destacou um novo modelo para a questão da segurança pública dando como exemplo, o trabalho feito pelo Instituto de Cidadania e a criação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)”, recordou Daniel.
O coordenador ressaltou, porém, que por reação dos próprios órgãos de segurança pública, esses projetos de sistema único de segurança pública não evoluíram em seus propósitos. “Ficou-se então, na esperança que as Conferências livres de interesse da sociedade civil, cheguem a um ponto de equilíbrio entre a sociedade e as forças de segurança pública tendo em vista, as ações do próprio Programa Nacional de Segurança Pública não responderem aos anseios dessas transformações tão essenciais para a evolução da discussão sobre a redução da violência e suas causas”.
Simões também disse que, talvez, a CNBB não tenha noção da dimensão que a Campanha da Fraternidade deste ano tenha alcançado, pois, segundo ele, pela primeira vez a temática sobre segurança pública foi exaustivamente debatida na sociedade como um todo, “uma vez que a Igreja Católica com sua capilaridade e credibilidade proporcionou”.
Daniel afirmou ainda que os desdobramentos do Seminário podem ter a participação efetiva das diversas camadas da população para haver maior discussão sobre os casos de violência no país, bem como sua resolução.
“Queremos ter o auxílio na estruturação dos princípios e diretrizes para a realização da Conferência Nacional de Segurança Pública e na formação de um fórum para que os casos expostos durante o seminário possam vir a ter maior visibilidade na sociedade e no governo federal”.
O evento teve o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e pelo Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB.
CNBB

Nenhum comentário: