segunda-feira, 29 de junho de 2009

QUATRO ARCEBISPOS BRASILEIROS RECEBEM PÁLIO DE BENTO XVI

Nesta segunda-feira, 28, solenidade dos Santos Pedro e Paulo, o papa Bento XVI entregou o Pálio a quatro arcebispos brasileiros. Trata-se de dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ); dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora (MG); dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI), e dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu (SP).



Durante a solenidade, trinta e quatro arcebispos receberam a insígnia. Além disso, neste domingo, 28, o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, enviou uma delegação para participar da cerimônia de encerramento do Ano Paulino que ocorreu na Basílica papal de São Paulo Fora dos Muros. A delegação participou ainda da entrega do Pálio, na Basílica vaticana.

Pálio
A todo novo arcebispo, o pontífice entrega uma insígnia litúrgica denominada Pálio, de “honra e jurisdição”, que é abençoada pelo papa durante a solenidade dos santos apóstolos. O Pálio trata-se de uma faixa branca de lã colocada sobre os ombros, representando o Bom Pastor que leva consigo o cordeiro até dar a própria vida, como o recordam as seis cruzes pretas bordadas no paramento. A insígnia é confeccionada com lã de dois cordeiros brancos, benzidos na memória eclesiástica de Santa Inês, em 21 de janeiro.
Depois que recebe, o arcebispo coloca o símbolo na sua igreja e província eclesiástica. O Pálio representa a particular união do arcebispo que o recebe com o bispo de Roma.
CNBB

Nenhum comentário: