sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL: COMISSÕES JUSTIÇA E PAZ CRIAM REDE INTERNACIONAL


Representantes do Brasil, Peru, Itália, Canadá, México, Colômbia, Espanha, Guiana Francesa, Canadá ligados a Comissões de Justiça e Paz em seus países se reuniram nesta quinta-feira, 29, na Universidade Federal do Pará durante o Fórum Social Mundial, e tomaram a decisão de criar a Rede Internacional Ecumênica de Justiça e Paz. A idéia já havia sido levantada no último Fórum em Nairobi.
Segundo Francisco Whitaker, da Comissão Brasileira Justiça e Paz e um dos autores da idéia, a Rede será um espaço para compartilhar as experiências das Comissões de outros países e também para denunciar casos de violação de direitos humanos.
“A rede deve ser um vínculo permanente de informação sobre corrupção eleitoral, dar repercussão internacional aos casos de abuso de direitos humanos”, explicou Whitaker.
O bispo da Ilha de Marajó, dom Luís Azcona, apoiou a idéia e disse que é necessário dar repercussão internacional às denúncias que tem feito de exploração sexual de crianças e adolescentes no Pará. “Os jornalistas brasileiros não têm força suficiente para denunciar. Sendo um eco internacional é possível pressionar”, observou.


CNBB

Nenhum comentário: