sábado, 31 de janeiro de 2009

DOM CLÁUDIO HUMMES CHEGA HOJE PARA RECEBER HOMENAGEM, AMANHÃ, DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

Dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de Fortaleza, hoje ocupando a função de Prefeito da Congregação para o Clero, desembarca esta noite no Aeroporto Internacional Pinto Martins, para ser homenageado amanhã, com uma missa, às 18h30, na Catedral de nossa cidade.
A Arquidiocese de Fortaleza lhe prestará homenagem pelos seus 50 anos de ordenação sacerdotal. Dom Cláudio Hummes nasceu em Montenegro, no Rio Grande do Sul, no dia 8 de agosto de 1934. Ordenou-se padre em Divinópolis, em 3 de agosto de 1958, na Ordem Franciscana dos Frades Menores.
Durante todo o domingo, Dom Cláudio receberá os sacerdotes da Arquidiocese de Fortaleza com quem almoçará na casa onde ele morou e hoje é residência de dom José Antonio A. Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza.
Dom Cláudio exerceu o ministério episcopal na Arquidiocese de Fortaleza no período de julho de 1996 a abril de 1998, quando foi transferido para a Arquidiocese de Fortaleza. Hoje, está servindo no Vaticano, como Prefeito da Congregação para o Clero. Em Fortaleza, substituiu a dom Aloísio Lorscheider, falecido em 2007, como bispo emérito de Aparecida (SP).
Nos dois anos em que esteve à frente da Arquidiocese de Fortaleza, dom Cláudio demonstrou ser um homem de muitos princípios, de firmeza nas suas atitudes, ressaltou monsenhor Antonio Souto, que teve um contato direto com o ex-arcebispo de Fortaleza. Naquela época exercia o cargo de vigário geral. Hoje, aos 85 anos, está aposentado.

Nenhum comentário: