domingo, 28 de setembro de 2008

AMANHÃ, À TARDE, NO GINÁSIO PAULO SARASATE, FESTA EM MEMÓRIA AOS ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO RAFAEL E SÃO GABRIEL

Amanhã, dia 29, a Igreja Católica de todo o mundo celebra a grande festa em memória aos arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Em unidade com a igreja, a Comunidade Católica Shalom essa festa no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 15 horas, com a oração do Terço da Misericórdia. Louvor, oração, pregação completam a programação do dia, que ficará as 19 horas com a Missa pelos Enfermos, celebrada pelo padre Antônio Furtado. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para a grande festa.
Este é o segundo ano consecutivo que a Comunidade Shalom realiza o evento em Fortaleza. No ano passado, 10 mil pessoas encheram o Ginásio, em uma grande demonstração de fé e devoção aos três arcanjos. Foi a devoção de padre Antônio Furtado ao Arcanjo São Miguel que o inspirou a realizar, na data destinada aos anjos, uma grande festa de louvor aos três protetores e anunciadores. Os santos anjos são servos e mensageiros de Deus, que Glorificam a Deus sem cessar e prestam serviços litúrgicos diante do seu trono. Eles também formam o exército do Senhor, executam a divina justiça e são os advogados e defensores de Deus. Como criaturas puramente espirituais, são dotadas de inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Eles cercam a vida humana com sua proteção e intercessão.

São Miguel, que em hebraico quer dizer "Quem é como Deus?", é considerado o protetor da Igreja e o Guardião do Paraíso, apresentado por são João, no livro do Apocalipse, como aquele que vence Lúcifer no combate contra o mal.// As intervenções de São Miguel em favor do povo de Deus, quer no Antigo Testamento ou no Novo Testamento, motivaram a Igreja, desde o princípio, a uma especial veneração por este arcanjo, considerado como guarda e protetor da família divina, guarda da Igreja e padroeiro dos agonizantes.// São Gabriel, que significa "A Força de Deus", é considerado o anjo da Anunciação, aquele que apareceu a Maria e anuncia a vinda do Messias.// È considerado também o Anjo da Encarnação, da Misericórdia e da Consolação. Ele representa o poder de Deus. A tradição judaica atribuía a esse glorioso arcanjo a destruição de Sodoma (Gen 19, 1-29), bem como o ter marcado com um Tau a fronte dos eleitos (Ez 9,4). A tradição Cristã vê nele o anjo que apareceu aos pastores para anunciar o nascimento do Salvador, e a José, em sonhos, para explicar a concepção virginal de Maria Santíssima. Teria sido ele também quem confortara Jesus em sua agonia no Horto.

São Rafael, que em hebraico tem o sentido de "Medicina de Deus", ou "Deus curou", é o anjo da cura. É considerado o protetor especial contra o demônio, padroeiro e guia dos viajantes e sanador dos enfermos. Na Bíblia, ele é citado como o protetor da viagem de Tobias, o responsável por restituir a visão do pai dele e de ter livrado o jovem das investidas do demônio. Ele também quem apresenta as boas obras e orações do velho Tobias a Deus.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: