sábado, 26 de julho de 2008

NORDESTÃO DE CEBs DEBATE IGREJA, AMAZÔNIA E RIO SÃO FRANCISCO

“Os movimentos sociais devem optar por alternativas estratégicas para a região, e uma dessas é o uso do extrativismo como forma de desenvolvimento sustentável”. A afirmação foi feita pelo padre Luiz Ceppi durante a conferência que proferiu nesta sexta-feira, 25, no V Nordestão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que acontece em São Luís, no Maranhão, desde a última quinta-feira, 24. Além do tema Amazônia, os 500 participantes do encontro também ouviram conferência sobre a realidade da Igreja e a questão do Rio São Francisco.
Padre Ceppi falou dos grandes projetos que estão sendo desenvolvidos na região amazônica, “onde há forte presença dos EUA e Europa, tornando essa região a segunda mais visada do mundo, devido a sua enorme diversidade”.
Já Roberto Malvezzi, conhecido como Gogó, abordou a revitalização do Rio São Francisco. “Não pensem que a nossa briga pela revitalização do rio São Francisco é em vão! Começa a ter frutos, mas essa luta não é fácil”, enfatizou.
O encontro continua hoje com os participantes divididos em grupos, chamados Tendas, discutindo várias temáticas. “As atividades nas tendas têm como objetivo fazer uma reflexão profunda dos problemas existentes no nordeste e que refletem na caminhada da Igreja”, explica Ana Maria de Freitas, membro da equipe organizadora do evento. Entre os temas discutidos estão Meio Ambiente e Cidade; Rios e Barragens; Semi-árido; Bíblia e Ecologia; Grandes Projetos.
O Nordestão temina amanhã quando deverá ser aprovada uma Carta Final e escolhidos o local e a data do próximo encontro.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: